19 de março de 2014

Dez coisas que você não sabia sobre a sua saúde ocular…

Os olhos podem ser as janelas do corpo e/ou da alma, mas o quanto você realmente sabe sobre eles? Estamos cientes de que eles são insubstituíveis, afinal, ainda não existe um transplante do globo ocular inteiro… Mas o que a forma do globo ocular tem a ver com a visão? É possível ter uma queimadura ocular apenas por se expor ao sol? Os olhos se tornam maiores à medida que crescemos? Conversamos alguns especialistas do IMO, Instituto de Moléstias Oculares em São Paulo, em busca dessas e de muitas outras respostas, confira:

01)Os “centros visuais” do cérebro estão realmente localizados na parte inferior traseira da cabeça?
Oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454)
Sim. É por isso que se uma pessoa cai e bate com força a parte de trás da cabeça é possível que ela fique cega temporariamente. A inervação visual começa na parte posterior do olho e, por meio de uma série de ligações, retransmite as imagens visuais para o córtex occipital na parte de trás da cabeça.

02)Quem tem duas íris de cores diferentes, apresenta heterocromia iridis. O que é exatamente isso?
Oftalmologista Sandra Alice Falvo (CRMP-SP 59.156)
A heterocromia iridis é uma condição hereditária, o que significa que ocorre nos membros de uma mesma família. No entanto, se a pessoa cresceu com os olhos com as mesmas cores, mas depois percebeu, mais tarde, que um olho mudou de cor, esse pode ser um sinal de uma doença e que essa pessoa deve procurar um oftalmologista. É preciso lembrar que os bebês nascem com olhos de cores diferentes, mesmo não tendo nascido em famílias onde a heterocromia iridis é conhecida, mas mesmo nesses casos, o bebê também deve ser examinado para saber se a diferença na cor dos olhos é um sinal de doença.

03)O globo ocular é capaz de se curar, depois de algum um tempo, de qualquer pancada, por mais forte que seja? É sempre necessário procurar um oftalmologista após um incidente como este?
Oftalmologista Meibal Junqueira (CRM-SP 131.404)
Algumas escoriações no globo ocular são curadas dentro de 24-48 horas. No entanto, a dor insuportável quando o olho é atingido tem uma função importante, evitar que a pessoa fique cega. Se alguém leva um arranhão no olho, por exemplo, esse arranhão infecciona, fazendo com que a pessoa tenha algum prejuízo na sua visão, o que a leva a consultar um oftalmologista, que prescreverá um antibiótico para combater a infecção.

04)É possível ter uma queimadura ocular provocada pelo sol?
Oftalmologista Eduardo de Lucca (CRM-SP 70.723)
Sim. É por isso que é tão importante usar óculos de sol que protejam efetivamente os olhos contra os raios UVA e UVB. A queimadura solar no olho não é a mesma coisa que uma queimadura solar na pele, onde os efeitos são imediatos: dor, vermelhidão e descamação. Quando ocorre a queimadura no olho, ela é decorrente de um período prolongado e gradual de exposição ao sol, que acabará por levar ao espessamento do tecido dentro do olho, o que pode exigir uma cirurgia ocular.

05)É verdade que o comprimento do olho ajuda a determinar que tipo de problema de visão cada um tem?
Sandra Falvo
Além do cristalino e da córnea, o comprimento do globo ocular tem relação com o fato de alguém ter miopia ou hipermetropia. As pessoas que são míopes têm um olho maior que o normal, enquanto as pessoas que são hipermétropes têm um globo ocular mais curto  que o normal. Basta uma mudança de milímetros de comprimento do olho para alterar a prescrição de lentes corretivas.

06)Os olhos se tornam maiores à medida que crescemos?
Meibal Junqueira
Quando o ser humano nasce, os olhos apresentam 16 milímetros de comprimento. Mas aos três anos de idade, eles já têm 23 milímetros. Os olhos vão alcançar seu tamanho máximo quando a pessoa atingir a puberdade, algo em torno de 24 milímetros.

07)Algumas pessoas têm olhos mais claros e as outras pessoas têm os olhos mais escuros graças a células chamadas melanócitos. Como explicamos essa diferenciação?
Eduardo de Lucca –
Os melanócitos, as células que produzem a cor da pele também são responsáveis ​​pela produção da coloração da íris. Algumas pessoas têm mais melanócitos, o que significa que os olhos são mais escuros. O número de melanócitos que uma pessoa tem é codificado em sua genética.

08)Todo mundo nasce com os olhos pelo menos um pouco mais claros do que o que são agora?
Sandra Falvo
Nós não nascemos com qualquer pigmentação especial, como sardas ou manchas, o mesmo conceito se aplica aos olhos. Isso significa que a pigmentação da íris não está totalmente desenvolvida ao nascer. Essa pigmentação ocorre no primeiro ano de vida, portanto, todos temos os olhos mais escuros do que quando éramos recém-nascidos.

09)Olhar diretamente para o sol pode me deixar cego?
Meibal Junqueira
Lembra quando você era criança e usou os raios do sol para queimar um pedaço de papel com uma lupa? O mesmo processo pode acontecer com seus olhos se você olhar diretamente para o sol. Isso porque a lente nos olhos focaliza os raios do sol sobre a retina, a gravação de um ponto na retina causa perda de visão permanente. O termo médico para isto é retinopatia solar. Em outras palavras: nunca faça isso!

10)Nem todas as moscas volantes são iguais…Eduardo de Lucca –  É verdade.  Moscas volantes no olho de uma pessoa nem sempre significam a mesma coisa que no olho de outrem. Para pessoas com mais de 55 anos de idade, por exemplo, moscas volantes são frequentemente causadas por descolamento do vítreo posterior, que é quando a retina e a membrana vítrea se separam. Mas moscas volantes também podem ser pigmentos, sangue ou inflamação na visão. Se você tem esse sintoma ocular, o melhor a fazer é procurar um oftalmologista para descobrir a causa real do problema.

 CONTATO:
Site: http://www.imo.com.br/home.aspx
Email: imo@imo.com.br
You Tube: http://www.youtube.com/user/imosaudeocular