21 de março de 2014

Prefeitura anuncia construção de novo elevado no Sul da Ilha

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Depois do chamado elevado da Seta, da terceira pista da SC-405 e da arrastada ampliação do acesso ao futuro novo aeroporto da capital, um novo equipamento viário está a caminho para tentar resolver o crônico problema dos congestionamentos no Campeche e Sul da Ilha. A bola da vez é um FOTO RUA (elevado).mar14novo elevado, dessa vez situado no ponto nevrálgico dos engarrafamentos, o Trevo do Rio Tavares, que faz a distribuição do tráfego entre Campeche e bairros do Sul, centro e Lagoa da Conceição.
Segundo o secretário municipal de Obras, João Amin, projeto do equipamento elaborado pela empresa de engenharia Prosul já se encontra sob análise do banco estadual de desenvolvimento (Badesc), para obtenção de financiamento de R$ 7 milhões para custeio da primeira etapa das obras. “Nossa expectativa é lançar essa licitação ainda no primeiro semestre”, assinalou o secretário, que revelou estar deixando cargo a partir de abril.
Após a licitação e contratação da obra, o prazo previsto para conclusão da edificação é de 18 meses. Ao contrário do ambicioso projeto dos elevados originais idealizados para complementar a Via Expressa Sul, no início dos anos 2000, que visavam sobrepor o Rio Tavares, entre o Trevo da Seta e a SC-405, o novo elevado será edificado sobre área trafegável. Será usado essencialmente pelos veículos que saem do Campeche em direção ao centro e Lagoa, e da Lagoa para o Sul da Ilha.
A primeira etapa do projeto, de acordo com Amin, não depende de licenciamento ambiental e não envolve desapropriações. Contudo, adiantou ele, a Secretaria de Obras já estaria promovendo o levantamento das desapropriações que serão necessárias para execução da segunda etapa da obra, para permitir o alargamento da rodovia e instalação final do novo equipamento viário.
Amin ressalta que a obra foi pleito de moradores da região, manifestadas durante audiências comunitárias realizadas na própria localidade. “Afora as pontes, que é um problema maior que transcende o município, o Trevo do Rio Tavares é hoje o maior gargalo do sistema viário da capital”, assinalou Amin.
O novo elevado, de acordo com a Secretaria de Obras, terá 220 metros de extensão, com início na SC-405, sobreposição do Trevo do Rio Tavares e saídas na Rodovia Doutor Antonio Luiz Moura Gonzaga, no caminho para a Lagoa.
LEGENDA-FOTO: EQUIPAMENTO será edificado sobre Trevo do Rio Tavares, considerado maior gargalo viário da capital. CRÉDITO-FOTO:Milton Ostetto/Divulgação/JC