21 de março de 2014

SUL DA ILHA deve ganhar 450 novas vagas em creches em 2014

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O Sul da Ilha deve ganhar até o final deste ano pelo menos mais 450 vagas em creches municipais, com a conclusão de obras de pelo menos três unidades infantis em execução na região. Conforme o secretário de Obras, Rodolfo Pinto da Luz, a mais avançada é a inovadora Creche da Costeira, a mais caFoto Creche Gentil Mathias-01ra em execução no município, ao custo de R$ 3,7 milhões, que está sendo edificada numa ampla área de 12 mil metros quadrados cedida pela União.
A unidade, que contempla uma série de inovações, como captação da água da chuva e geração de energia solar,  deve ficar pronta até o final de junho, abrindo 200 vagas em tempo integral. “Nossa expectativa é de que já esteja disponível a partir do início do segundo semestre”, assinalou o secretário. A unidade está sendo financiada através de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Outras duas unidades estão previstas para serem iniciadas e concluídas ainda em 2014, nas localidades de Areias do Campeche e Ribeirão da Ilha, somando juntas mais 250 vagas em tempo integral. Uma quarta unidade deve sair na  Tapera. O secretário informou ainda que tão logo fique pronta a Escola Jovem do Sul, o atual prédio da antiga escola João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, também vai virar creche.
“Será uma creche no modelo pré-moldado, financiada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), contemplando 160 vagas; nossa expectativa é iniciar já a partir de maio”, afirmou. Em toda a capital, informa o secretário, está prevista a disponibilização de mais 1,8 mil novas vagas de creches até o final do ano, atendendo quase toda demanda remanescente deste segmento no município. “Teoricamente, porque é uma demanda em permanente crescimento, em função da migração e da mobilidade de particular para público, entre outras variáveis”, comentou.
FOTO-LEGENDA: EM toda a capital, Prefeitura projetar gerar 1,8 mil novas vagas neste ano
CRÉDITO-FOTO: Divulgação/JC