21 de março de 2014

TEMPORADA termina sem empolgar na capital

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Apesar do grande movimento registrado em janeiro na capital, considerado um dos melhores dos últimos anos, o resultado da temporada deste ano na capital é considerado, paradoxalmente, um dasFOTO TEMPORADA. mais frustrantes dos últimos tempos. Isso porque em fevereiro, de acordo com dirigentes do setor, houve um grande declínio no número de visitantes, com a quase absoluta ausência de argentinos e o próprio Carnaval, em março, considerado decepcionante.
Os resultados preliminares de pesquisas de demanda turística são divergentes; o melhor aponta crescimento de 5% sobre o verão passado, mas outros vêem decréscimo. O diretor da da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), João Eduardo Moritz, atribui a temporada irregular a diversos fatores, principalmente à deficiência de infra-estrutura na capital. “A falta de água e luz ocorrida em janeiro prejudicou muito, repercutiu na mídia nacional e assustou os turistas”, comentou.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou no início de março pesquisa em que nada menos do que 45% dos entrevistados consideraram a temporada pior do que a do ano passado; apenas 23% detectaram incremento. “O Custo Brasil, a queda no número de argentinos e o caos da infra-estrutura de água e luz também contribuíram muito, sem falar na antecipação das aulas em função da Copa do Mundo”, assinalou o presidente da entidade, Fábio Queiroz.
A pesquisa revela que a maioria dos empreendedores detectaram também queda no poder aquisitivo dos turistas e um declínio vertiginoso no número de visitantes estrangeiros em relação à temporada anterior. Dono de um restaurantes mais tradicionais da capital, situado no Ribeirão da Ilha, Jaime Barcelos, vai contra a corrente. “Para nós, a temporada foi boa, não temos do que reclamar; acho que temos é que investir mais em marketing e serviços para não dependermos tanto desse período curto; a temporada não pode ser vista como salvação”, argumentou.
FOTO-LEGENDA: Pesquisa revela que maioria apontou resultado abaixo das expectativas no Verão 2014. (CRÉDITO-FOTO: Milton Ostetto/Divulgação/JC)