28 de junho de 2014

Igreja histórica do Ribeirão é reinaugurada após cinco anos em obras

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Depois de mais de cinco anos fechada para obras de restauração, a bicentenária Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, foi finalmente entregue à população, no final de maio. Em missa pFOTO IGREJA.miltonostetto.jun1restigiada pela presença de diversas autoridades estaduais e municipais, e com grande participação popular, o mais antigo templo religioso do Sul da Ilha foi oficialmente reinaugurado.
As novas instalações do templo religioso, que receberam  um minucioso trabalho de restauração, que custou mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos, agradaram à maioria dos fiéis. Com a reabertura, as tradicionais celebrações religiosas, que nos últimos anos vinham sendo realizadas no salão paroquial, voltam à igreja, considerada também um dos principais pontos turísticos do Ribeirão da Ilha.
Construída em estilo açoriano, em 1806, com pedra, cal e óleo de baleia, material muito comum naquela época, a igreja foi interditada em 2008, e desde então se encontrava sob sucessivas etapas de reformas. Os trabalhos envolveram restauro de fachadas e torres, altar, coro e alvenarias internas. A arquiteta gestora da obra, Mariana Nunes, informou foram descobertas pinturas e frases em latim na recuperação do forro, no altar-mor e sob o coro. (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)