28 de junho de 2014

Rodovia SC-405 começa a ganhar ciclovia, calçada e lombofaixas

IMG_6382Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Três anos depois da conclusão das obras de ampliação,  com a introdução da terceira pista, finalmente a rodovia SC-405, no Sul da Ilha, vai ganhar as prometidas obras complementares. Após o fracasso de três licitações consecutivas realizadas há quase dois anos, nova licitação foi concluída com êxito no primeiro trimestre deste ano e a obra foi contratada no final de abril, com previsão de término no prazo de oito meses.
O diretor de Infra-Estrutura da Secretaria estadual de Infra-Estrutura, José Abel da Silva, garante, no entanto, que a intenção é abreviar esse prazo, entregando as obras ainda em meados de outubro. Conforme ele, o maior problema na execução das obras é o horário restrito de trabalhos, para não provocar transtornos adicionais ao tráfego da região. “Só podemos trabalhar entre as nove e 16 horas”, comenta.
A obra está sendo executada pela empreiteira rondoniana WJC Construtora, ao custo de R$ 2,1 milhões.  Envolve a construção de calçada e ciclovia, ambas com 1,5 metros de largura, e mais 10 faixas de pedestres elevadas (lombofaixas), além de alguns trechos variáveis de acostamento. “Nos pontos em que houver possibilidade, teremos área de acostamento maior”, avisou.
Os equipamentos estão sendo instalados no lado direito da rodovia, no sentido bairro-centro, numa extensão de 2,1 quilômetros, entre a ponte próxima ao Trevo do Rio Tavares e o viaduto da Seta. Uma possível rótula, que chegou a ser aventada logo após a conclusão da terceira pista, para abreviar retornos ao longo do trecho, não está incluída no projeto. “Estamos seguindo o projeto original do Deinfra”, ressaltou Silva.