28 de junho de 2014

Safra da tainha entra na reta final sem empolgar

Delegacia

 Depois de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar, cuja licitação para construção está na iminência de sair, o Sul da Ilha deve ser contemplado também com uma nova Delegacia de Polícia. O primeiro passo para a viabilização foi dado no final de maio, com a cessão oficial de uma área do município para o governo estadual, para instalação da nova delegacia. Ambas unidades serão vizinhas, numa amplo terreno situado próximo ao Trevo do Campeche.

 Mudança

 O diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Juarez de Souza Medeiros, disse que a expectativa é de que a obra da nova delegacia do Sul da Ilha seja iniciada no começo de 2015. Após a conclusão, a nova unidade deverá absorver a estrutura da 2ª Delegacia de Polícia do Saco dos Limões, que atualmente funciona num prédio locado, ganhando um incremento de pelos menos 50% em sua equipe de pessoal, atualmente com três delegados, três escrivãos e 12 agentes.

 Tainha

  O desempenho da safra da tainha deste ano chega à reta final ainda abaixo das expectativas da maioria dos pescadores. O dublê de pescador e comerciante Arante Monteiro Filho, do Pântano do Sul, disse que a esperança é a última frente fria de junho, embora a safra se estenda até meados de julho. “O quem vem, vem em junho, depois só alguma coisa isolada”, diz. No Pântano, até meados de junho tinham sido capturadas pouco mais de mil tainhas. No Campeche, por sua vez, a safra estaria mais generosa, já atingindo em torno de 10 mil tainhas.

 Comcap

 O tradicional serviço anual de coleta de lixo pesado, da Comcap, desembarca no Sul da Ilha a partir de julho. Nos dias 14, 21 e 28 contemplam os bairros da Costeira do Pirajubaé, Carianos e Rio Tavares. Em agosto, será a vez do Campeche, no dia 04, seguido de Morro das Pedras e Armação, no dia 11, Pântano do Sul, Açores, Solidão e Costa de Dentro, no dia 18, e Tapera, no dia 25. No dia 01/09, o serviço chega ao Ribeirão da Ilha, Caiacanga e Caieira da Barra do Sul.

 Aeroporto

O superintendente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), Cléo Quaresma, informa que foi assinada finalmente no começo de junho a ordem de serviço para o início das obras de construção da nova ponte sobre o Rio Tavares, considerada uma das etapas mais complexas das obras do novo acesso ao aeroporto da capital. “Já estamos com maquinário trabalhando no local”, avisou. Em relação ao viaduto do campo do Avaí, o dirigente disse que a licitação teve alguns problemas técnicos e ainda não foi lançada.

 Educação

 O Senado Federal aprovou finalmente, no começo de junho, empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 130 milhões, para investimentos em educação na capital. Segundo a Prefeitura, os recursos serão aplicados na construção de  25 creches e novas escolas, e ampliadas e reformadas outras 18 unidades escolares. Com as novas creches, o governo municipal prevê a abertura de cerca de quatro mil novas vagas para crianças entre seis meses e cinco anos.

FOTO-LEGENDA: Tainha: safra deste ano entra na reta final com desempenho ainda abaixo das expectativas para maioria dos pescadores da capital
(Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)