8 de agosto de 2014

CAMPECHE celebra 70 anos da morte de Saint Exupèry

Zéperri
O sobrevôo de cinco aeronaves no antigo campo de pouso e o chamado casarão, no dia 02/08, marcou as comemorações pelos 70 anos de desaparecimento do lendário piloto e escritor Antoine de Saint Exupèry, no Campeche. Morto em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, Exupéry teria passado pelo Campeche nos anos 20 do século passado, conforme a memória oral do bairro. Após o evento, um grupo de moradores se deslocou ao antigo aeroporto local e depositou flores sobre o monumento em homenagem ao ex-piloto francês.

Bombeiros
Está muito próxima de ser lançada nova licitação para contratação da obra de construção do primeiro quartel do Corpo de Bombeiros Militar no Sul da Ilha, que será edificado nas imediações do Trevo do Campeche. Devido a problemas técnicos, o início de construção da unidade, que deveria ocorrer ainda em 2013, acabou suspenso. Segundo o subtenente do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, estariam faltando apenas a aprovação dos projetos hidrossanitário, estrutural e arquitetônico para lançamento de novo edital.

 Saneamento
Com obras paradas há 12 meses, a rede de esgoto do Campeche corre risco de perder recursos federais para sua conclusão e ficar inoperante por pelo menos mais seis ou sete anos. Isso porque, segundo o gerente de Construção da Casan, Fábio Krieger, a proposta de lançamento de esgoto em caráter provisório no Rio Tavares, medida emergencial defendida pela estatal para antecipar a operação da rede, até a conclusão do polêmico emissário, enfrenta rejeição dos órgãos ambientais.

  Educação
A Prefeitura obteve em julho um inédito financiamento de R$ 130 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução de obras na área de educação. Com exigência de contrapartida no mesmo montante, os recursos contemplam a construção de três novas escolas, dois centros de educação integral, 27 creches e uma série de melhorias em unidades de ensino municipal. No Sul da Ilha, estão previstos uma nova escola, um centro integral e mais sete creches.

Albergue
O drama dos moradores de rua, que se agrava durante o inverno, está próximo de ser atenuado na capital. A Prefeitura anunciou que será inaugurado, em agosto, o primeiro albergue municipal da história. IFOTO RADAR.nstalado num prédio de dois pavimentos, no centro, terá capacidade para atender até 60 pessoas. Além de pernoite e refeições, terá  apoio psicológico e até cursos de capacitação profissional para os albergados. A Prefeitura calcula que existam hoje cerca de 300 pessoas em situação de rua na capital.

 

MORADORES em situação de rua, na capital, passam a contar com assistência mais efetiva do governo municipal – Foto: Divulgação/JC