28 de agosto de 2014

Deglutição atípica, respiração oral

O ato de deglutir passa por algumas fases, entre elas: fase oral, fase faríngea e fase esofágica. Na deglutição atípica há uma inadequação do tônus, mobilidade e postura da língua e da musculatura dos ILUSTRA VIDA e SAUDE.set14lábios e das bochechas.

Uma das características observadas claramente na descrição do padrão da deglutição atípica é o posicionamento errôneo da língua, que pressiona os dentes incisivos centrais e laterais (os dentes da frente), ocasionando muitas vezes alterações dos mesmos, levando ao aparecimento de diastemas (espaço entre os dentes), projeção dos dentes incisivos, mordida aberta e respiração oral.

Algumas características do respirador oral:

– Apresenta postura corporal incorreta;

– Apresenta rendimento físico diminuído;

– Apresenta face alongada (formação de um palato fundo);

– Sente-se mais sonolento, apresentando muitas vezes, baixo rendimento escolar;

– Apresenta olheiras, devido à diminuição da drenagem linfática e ao sono agitado. Como dorme com a boca aberta, geralmente baba e ronca.

Ainda um outro fator a ser observado no problema da deglutição atípica é que com a alteração do tônus muscular da língua, podem aparecer associados desvios da articulação dos fonemas /t/, /d/, /n/, /l/, pois esses fonemas tem seu ponto de articulação no mesmo lugar onde a língua pressiona no ato da deglutição. Pelo mesmo problema de tônus, os fonemas /s/, /z/ podem apresentar escape da língua nos incisivos centrais, dificultando assim a emissão desses fonemas.

Quando não há obstrução das vias aéreas e a respiração oral é causada apenas por mau hábito, inicia-se a intervenção fonoaudiológica para trabalhar as funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição e fala) adequando a mobilidade, tônus e posicionamento da musculatura envolvida nessas funções.

Se houver comprometimento da arcada dentária,conforme citado anteriormente, o tratamento fonoaudiológico deve ser realizado em paralelo com um ortodontista, melhorando assim forma e função. Assim, é possível ajustar a deglutição, e também o posicionamento correto de cada fonema, trazendo harmonia para face e fala.
(Texto: Erica Sampaio, fonoaudióloga – Foto: Divulgação/JC)