8 de agosto de 2014

PROJETO de novo elevado no Sul da Ilha tem primeiro revés

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O projeto de construção do novo elevado do Sul da Ilha, no Trevo do Rio Tavares, acaba de sofrer seu primeiro revés, com o fracasso do processo licitatório para contratação da executora da obra. Segundo o secretário municipal de Obras, Domingos Zancanaro, apenas uma empresa apresentou proposta para construção do equipamento viário, e ainda assim com valor 30% acima do máximo fixado no edital, de R$ 15 milhões.
Por causa disso, informou ele, o processo foi cancelado e o governo municipal está promovendo a revisão dos termos da licitação. O dirigente minimiza, no entanto, o episódio, garantindo que ocorrências deste tipo têm sido recorrentes em obras públicas de todo o país. “As vezes as empreiteiras estão com muitas obras e não podem pegar novas”, argumentou.
Zancanaro nega ainda que o projeto possa estar subvalorizado. “Seguimos parâmetros de valores reconhecidos pelo Tribunal de Contas para obras deste tipo”, garantiu. Após a conclusão da revisão e atualização de valores, explicou ele, novo edital será submetido ao Badesc, financiador da obra, para posterior lançamento.
O novo elevado terá 220 metros de extensão, com início na SC-405, sobreposição do Trevo do Rio Tavares e saídas na Rodovia Doutor Antônio Luiz Moura Gonzaga. Após sua contratação, estima o secretário de Obras, o equipamento deve demorar em torno de 18 meses para ficar pronto. (Foto: James Tavares/Divulgação/Arquivo/JC)

foto_G_57920