22 de setembro de 2014

JOAQUINA será palco de evento top do surfe mundial

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

A badalada Praia da Joaquina, no Leste da Ilha de Santa Catarina, volta a ser palco de um dos eventos mais tradicionais do surfe mundial. A praia será sede, no período de 18 a 25 de outubro, da primeira das três etapas do WQS Mundial Santa Catarina Pro 2014 previstas para o Brasil neste anoFOTO JOAQUINA, nas categorias masculino e feminino. As outras duas serão em Maresias, no litoral paulista, e Itacaré, na Bahia.
Considerado evento top no calendário do surfe, o WQS é a chamada divisão de acesso para elite do surfe mundial, devendo reunir na capital algumas das principais estrelas do esporte, botando novamente a capital em destaque na mídia nacional e internacional. A última “perna brasileira de fim de ano” com três etapas importantes seguidas, conforme a Federação Catarinense de Surfe, aconteceu em 2010.
Em 2011, o Brasil abrigou duas etapas, mas nos últimos dois anos ficou de fora de qualquer prova do Qualifying Series da Associação de Surfe Profissional. A premiação das três etapas brasileiras ultrapassam U$ 500 mil. Em Florianópolis serão distribuídos 170 mil dólares, com 135 mil dólaers e 3,5 pontos no masculino e mais 35 mil dólares dois mil pontos no feminino. O São Paulo Prime é o mais valioso, divindo premiação de 250 mil dólares. No Mahalo Surf Eco Festival da Bahia, a premiação totaliza 125 mil dólares, sendso 95 mil dólares para os homens e 30 mil dólares para as mulheres. (Foto: Divulgação/JC)