1 de novembro de 2014

RADAR: Começam demolições para obra de futuro elevado

Elevado
Apesar do fracasso nas duas primeiras licitações para sua contratação, por causa do sobrepreço exigido pelas empreiteiras e recusado pela Prefeitura, o prometido elevado do Rio Tavares dá sinais de que trata-se mesmo de obra irreversível. A Prefeitura informou que já deu início, no final de outubro, as primeiras demolições de imóveis desapropriados para abrir espaço à construção do novo equipamento. Após sua contratação, a obra deve demorar em torno de 18 meses para ficar pronta.

Dívidas
Contribuintes com débitos municipais vencidos têm grande oportunidade de quitá-los em condições favoráveis. A Prefeitura estendeu até 19/12/14 o Programa de Incentivo para Pagamento de Débitos Municipais à Vista (PDMA), que oferece 20% de desconto no valor do débito, além de isenção total de juros e multa, para aqueles que quitarem as dívidas à vista. A adesão ao programa pode ser feita no Pró-Cidadão, diretamente na Secretaria Municipal de Fazenda (Rua Álvaro Carvalho, 145, Centro) ou ainda pela internet (http://www.pmf.sc.gov.br/sites/pdma).

Inverno
O tradicional rancho de pesca de Campeche, que vem se consolidando como espaço alternativo de manifestações culturais no bairro, sediou na primeira quinzena de outubro uma inédita exposição fotográfica retratando peculiaridades do outono e inverno no Campeche e região. Diferenciada das exposições convencionais, conciliou fotos físicas e projetadas em telão, produzidas com rara sensibilidade pelos conhecidos fotógrafos Milton Ostetto, Paulo Goeth, Jacko Campeche, Hermes Daniel, Mara Freire e Ronaldo Andrade. Parte dos recursos da exposição “Outono-Inverno no Campeche” é destinado à escola de música gratuita mantida no próprio rancho de pesca.

Aeroporto
Prometido inicialmente para ficar pronto ainda antes da Copa do Mundo deste ano e depois em 2015, o novo aeroporto da capital está se tornando um sonho cada vez mais distante. A Infraero anunciou na segunda quinzena de outubro que decidiu rescindir contrato com o consórcio Espaço Aberto/Viseu, executor das obras, por causa de morosidade na edificação do novo terminal. Paralisadas desde maio, as obras do novo aeroporto atingiram até agora pouco mais de 7% do total contratado.

DIRETAS
PAVIMENTO – Moradores da Rua Dionísio Rafael Inácio, no Campeche, reclamam que a rua de chão batido, que convive com lama e poeira, está cadastrada como pavimentada na Prefeitura, dificultando a execução efetiva de obras no local.

SOLUÇÃO – O intendente do Campeche, Gilberto Pinheiro, diz que 11 ruas do bairro estariam em situação similar à Dionísio, cadastradas como concluídas, que seria herança da administração anterior. Pinheiro disse que está gestionando o reconhecimento da situação real destas ruas para tentar viabilizar pavimentação.

FINADOS – Ex-intendente interino do bairro e coveiro do cemitério local há cerca de 10 anos, Vilmar Leonel Vieira informa que o cemitério do Campeche acaba de receber ampla reforma e limpeza para receber familiares que desejam homenagear familiares sepultados no local durante o mês de finados.

SAÚDE – Secretário municipal de Saúde, Daniel Moutinho, informou que as obras de construção do novo posto de saúde do bairro seguem em ritmo normal.

MAMA – A seccional sul da Associação Comercial e Industrial da capital (ACIF-Sul) promoveu no dia 25/10 caminhada pelo Campeche alertando para a importância dos exames preventivos ao câncer de mama, uma das principais causas de mortes de mulheres em todo o mundo.

ADOÇÕES – Projeto ‘Adote um Amigo” promovido recentemente pela Prefeitura, com criação de página no Facebook para estimular adoções de animais abandonados já resultou em 30 adoções. Maiores informações:FOTO RADAR 3237.6890.

 

FOTO-LEGENDA
HOUVE UMA VEZ UM INVERNO – Fotógrafo Paulo Goeth captura, com rara sensibilidade, momento de alta luminosidade no privilegiado inverno do Campeche