1 de novembro de 2014

VERÃO gera 20 mil empregos em SC; só na capital, são 10 mil vagas

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O incremento no faturamento do comércio lojista, restaurantes, hotelaria e prestadores de serviços em geral, em função da perspectiva de uma boa temporada de veraneio em Santa Catarina, também deve se refletir no mercado de trabalho. Principal entidade representativa do segmento de comércio e serviços , a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio) estima queFOTO EMPREGOS serão gerados no estado em torno de 20 mil vagas de emprego durante a temporada.
Só na capital, conforme a entidade, serão criados em torno de 50% dos postos de trabalho previstos para todo o estado. O número de novas vagas projetadas, no entanto, é inferior ao registrado na temporada anterior, que teria atingido em torno de 25 mil postos, e ainda menor do que em anos anteriores. No verão de 2012, o melhor desta década, conforme dados históricos do setor, foram geradas 42 mil vagas no estado.
A maioria das vagas ofertadas é em caráter temporário, sendo fechadas tão logo encerre a temporada. Dados do comércio revelam, no entanto, que pelo menos 20% dos contratados costumam ser efetivados ao término da temporada. No segmento de bares e restaurantes, as vagas mais ofertadas são de garçom, atendente de bar, auxiliar de cozinha e cozinheiro.
Na hotelaria, predominam as vagas de camareiras, recepcionistas e jardineiros, enquanto no comércio a busca é por vendedores, balconistas, estoquistas, vigilantes e faxineiros. Dirigentes relatam, contudo, que muitas das vagas disponíveis acabam não sendo preenchidas devido à pouca qualificação da mão-de-obra. Sindicatos de trabalhadores, por sua vez, alegam que a baixa remuneração é a causa do desestímulo à busca pela vaga e a conseqüente qualificação do trabalhador. (Foto: Martinho Ghizzo/Divulgação/JC)