8 de dezembro de 2014

Abastecimento de água no Sul da Ilha ganha novo reforço

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O verão promete ser dos mais tranqüilos em termos de abastecimento de água, pelo menos para os moradores e veranistas do Campeche e Sul da Ilha. A Casan informa que está em fase final de construção a nova Estação de Tratamento de Àgua (ETA) do Campeche, com capacidade para tratar até 80 litros de água por segundo. A unidade está sendo edificada numa travessa da Rua do FOTO ÁGUA.MiltonOstetto.Nov14Gramal, nas imediações da torre da Base Aérea.
Iniciada no começo deste ano, a unidade absorveu investimento de cerca de R$ 1 milhão, informou o superintendente de Operações da Casan na Grande Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho. A água a ser tratada no local, explicou ele, será captada do próprio lençol freático do Campeche, através de cinco poços artesianos com 50 metros de profundidade perfurados no próprio local da estação.
Conforme Coutinho, a unidade funcionará, no entanto, como reserva técnica. Será acionada apenas quando for detectada sobrecarga na principal fornecedora da região, a ETA da Lagoa do Peri, que tem capacidade para potabilizar até 80 litros de água por segundo, e responde pelo abastecimento de toda as costas Sul e Leste da Ilha.
Coutinho negou ainda que água produzida no Sul da Ilha possa ser desviada para abastecer outras regiões da capital, que enfrentam problemas recorrentes de abastecimento durante a temporada. “Esse sistema atende só o Sul e Leste da Ilha, até a Barra da Lagoa; não existe interligação, isso é suposição de quem não conhece o sistema”, assinalou.
(Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)