8 de dezembro de 2014

Prefeitura inova e implanta entrega domiciliar de medicamentos

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Uma viúva de 92 anos, residente na Trindade, foi a primeira paciente do sistema municipal de saúde atendida pelo Programa Remédio em Casa, promessa de campanha do prefeito César Souza Júnior, recentemente implantado na capital. Com diversos de problemas de saúde, inclusive de locomoção, a mulher precisava ir mensalmente ao posto de saúde local para buscar os remédios e agora FOTO REMÈDIO.Petra mafalda-pmf)passará a recebê-los em casa.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Moutinho, informa que o programa já opera nas 49 unidades de saúde do município, 13 delas no Sul da Ilha. A Prefeitura calcula que no prazo de um ano cerca de oito mil pessoas serão atendidas pelo programa, que contempla hipertensos ou diabéticos acima de 65 anos, ou portadores de deficiência motora e acamados de qualquer idade.
“Se preencher esses critérios a pessoa marca uma consulta, se for o caso uma equipe vai até o paciente, e ele passa a receber os remédios em casa”, explicou. O programa utiliza a mesma carga de medicamentos recebida normalmente pelo sistema municipal. “A única despesa extra foi a logística de entrega, que é terceirizada”, comentou.
Moutinho informa, por outro lado, que a Prefeitura acaba de firmar convênio com o Hospital da Polícia Militar, que passa a oferecer atendimentos e cirurgias de média complexidade para pacientes do sistema municipal. Serão 600 cirurgias e três mil procedimentos médicos por ano que poderão ser realizados na unidade militar, através do encaminhamento pelos postos de saúde e policlínicas. (Foto: Petra Mafalda/PMF/Divulgação/JC)