8 de dezembro de 2014

Sul da Ilha tem as praias mais limpas de Florianópolis

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Os primeiros relatórios de balneabilidade das praias da capital desta temporada, divulgados no começo de novembro pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), confirmam que o Sul da Ilha permanece na condição de região contemplada com as praias de águas mais límpidas da Ilha de Santa Catarina. De acordo com esses levantamentos, a capital possui uma média de 18 pontos imFOTO CAPA.MiltonOstetto.Nov14próprios para banho, o que corresponde a 27% do total de 66 pontos pesquisados.
No Sul da Ilha, aparecem como impróprios apenas a Foz do Rio Sangradouro (trecho de mar onde desemboca o rio que separa as praias da Armação e Matadeiro) e o meio da praia da Tapera, bairro sem tradição como estação balneária. Nas badaladas praias de mar aberto da região, Campeche, Morro das Pedras, Açores, Solidão, Lagoinha do Leste e Naufragados, além de Pântano do Sul, não foi detectado nenhum ponto impróprio.
No Leste da Ilha foram detectados alguns focos de poluição na Lagoa da Conceição, enquanto na região Norte da Ilha foram apurados pontos impróprios em praias tradicionais como Ingleses, Canasvieiras, Ponta das Canas, Praia Brava e até Jurerê. Os demais pontos impróprios ficam situados na Beira-Mar Norte e bairros da região continental da capital.
Após o início do verão, costuma ocorrer algum sobe-desce nos pontos impróprios, mas a média tem se mantido a mesma nas últimas temporadas. A balneabilidade é constatada através da presença de bactérias na água, especialmente aquelas existentes em detritos orgânicos. Os pontos de maior concentração são considerados impróprios porque expõem os banhistas ao risco de disenterias, alergias e outros danos à saúde. A principal causa da poluição é o despejo irregular de esgotos.
(Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)