2 de fevereiro de 2015

Corpo de Bombeiros reafirma projeto de unidade no Campeche

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O prometido início de obras de construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar no Campeche, que se arrasta há quase dois anos sem se concretizar, está mais próximo de virar realidade. O comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar na capital, tenente-coronel Flávio Graff, informou que está em fase de definição a equação financeira que pode viabilizar a abertura de licitação para contratação da obra, possivelmente até o final de fevereiro. “Estamos nas tratativas finais junto à Secretaria de Obras”, assinalou.
Inicialmente prometida para iniciar ainda em meados de 2013, após a cessão pela Prefeitura de um amplo terreno nas imediações do Trevo do Campeche, a obra acabou não evoluindo, em função de uma série de imprevistos. A principal foi um erro no projeto que embasou a primeira licitação, que previa a edificação com recuo insuficiente em relação ao leito da rodovia SC-405. Por isso, o processo de construção acabou suspenso.
Depois, foi detectado também custos maiores também com as fundações do prédio, em função de sua localização de área de solo mole, nas proximidades de mangue, e da estrutura viária de acesso à unidade. Com isso, o projeto encareceu e já estaria próximo de R$ 1 milhão, contra os cerca de R$ 500 mil previstos inicialmente. Graff garante, no entanto, que todos os imprevistos estão sendo dirimidos e a expectativa é de que o investimento no novo quartel seja viabilizado ainda neste ano.
O comandante salienta, no entanto,FOTO BOMBEIROS.jan15 que o padrão da unidade que será edificada não sofreu alterações. Será um prédio de 360 metros quadrados, dois pavimentos, dotado de garagem, refeitório e alojamento, além de salas de instrução e administrativa, com capacidade para abrigar até 12 bombeiros-militares . Terá uma ambulância de Auto Socorro de Urgência (ASU), além de um caminhão de combate a incêndios. Após a contratação da obra, a edificação deverá levar em torno de sete meses para ficar pronta. (Foto: Divulgação/Arquivo/JC)