23 de março de 2015

Elevado sofre mudanças e deve ganhar corredor de ônibus

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Com importantes alterações no projeto original, que passa a agregar agora também uma pista exclusiva para ônibus, o novo elevado do Rio Tavares deve finalmente começar a sair do papel até meados de abril. Essa pelo menos é a previsão do secretário adjunto de Obras do município, Américo Pescador. As modificações atendem reivindicação de segmentos comunitários e empresariais do Sul da Ilha, entre eles a seccional sul da Associação Comercial e Industrial da capital (ACIF).
A última ameaça à deflagração da obra é o impacto das alterações no custo total da edificação, orçado em R$ 14 milhões. Além da pista exclusiva para ônibus, também houve alterações na curvatura de pista e no sentido preferencial de acesso à rodovia. Se exceder em mais de 25%, impõe à Prefeitura a obrigação de promover nova licitação. “As primeiras avaliações indicam que ficará abaixo disso, permitindo assinatura da ordem de serviço até o final de março ”, comentou o dirigente.
A obra será executada por um consórcio integrado pela joinvillense BTN Engenharia e a Conpesa, da capital, não havendo mais prazo hábil para contestação por parte das empresas derrotadas na licitação. Pescador garante que os recursos para as obras físicas já estão integralmente provisionados, oriundos de um empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento estadual (Badesc). Com desaproprições de imóveis no entorno, serão gastos outros cerca de R$ 17 milhões.
Apesar de modesto, com apenas duas pistas em sentido único, o dirigente garante que o novo elevado terá ampla funcionalidade para equacionar o tráfego da região. “Após a conclusão da nova via da Tapera, o fluxo de veículo vai diminuir muito naquele local”, ponderou, referindo-se à rodovia ampliada de acesso ao aeroporto, que permitirá conexão à SC-406 através da Avenida Diomício Freitas. “A vida útil deste equipamento será de no mínimo 25 ou 30 anos”, assinalou. Projeções indicam que a obra deve ficar pronta no final de 2016.FOTO ELEVADO.mar15

LEGENDA:
OBRA projetada para o Trevo do Rio Tavares deve ficar pronta até o final de 2016
Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)