23 de março de 2015

Projeto de intervenção em mirante gera polêmica no Sul da Ilha

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Depois da extração das casuarinas, que limpou seu deslumbrante visual, o mirante natural do Morro das Pedras, no tradicional costão sobre pedras da SC-406, pode ganhar nova intervenção. Um projeto ainda embrionário levado recentemente à discussão durante evento no Parque da Lagoa FOTO CAPA.mar15do Peri, propõe a revitalização do mirante, dotando-o de melhores condições de acesso, segurança e sugerindo até a construção de um deque em madeira sobre as pedras.
O arquiteto Evandro Andrade, vinculado ao IPUF, ressalva que o projeto ainda é incipiente, visando essencialmente qualificar a área, considerada uma das mais privilegiadas da Ilha de Santa Catarina. Embora seja muito badalado, ressalta ele, o local possui muitas deficiências estruturais. “A discussão atende uma reivindicação da comunidade, mas ainda estamos na fase preliminar de estudos sobre a melhor tipo de intervenção”, assinalou.
Dirigentes comunitários vêem com certa reticência a proposta. O vice-presidente da Associação de Moradores do Campeche (Amocam), Ataíde Silva, se declara contrário a edificações no local. “Sou a favor de melhorias no local, mas não concordo com deques e intervenções deste tipo”. Silva alega ainda que por estar situado em área de Marinha, qualquer obra no local precisaria de licença federal.
O comerciante Arante Monteiro, do Pântano do Sul, acha que um mirante seria bem-vindo para alavancar o turismo da região na baixa temporada, especialmente o de observação de baleias, mas também defende maior discussão acerca do local. “Não precisa necessariamente ser ali, temos outros locais para abrigar mirantes no Sul da Ilha, até aqui mesmo no Pântano”, argumentou. (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)