8 de maio de 2015

INTERCÂMBIO leva maricultores do Sul da Ilha à França

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Conhecer novos equipamentos, técnicas de manejo e produção. Esse é o objetivo de uma missão de três maricultores da capital, dois deles estabelecidos no Sul da Ilha, que embarca em maio para a França, onde permanece por 15 dias visitando zonas de produção, fazendas marinhas e eventos no país europeu, referência mundial na produção de ostras e mexilhões.
A viagem foi viabilizada pelo Instituto de Geração de Oportunidades da capital (Igeof), órgão do governo municipal, através de convênio com uma instituição francesa. Produtor autônomo há mais de 20 anos, responsável por uma fazenda marinha de 1,5 hectare, no Ribeirão da Ilha, que produz 160 mil ostras por ano, Klaus Nelson Ferreira, o Cacau, 43 (foto), diz que a expectativa é conhecer novos maquinários que facilitem a produção.FOTO MARICULTOR (Klaus Nelson Ferreira).mai15
“Nosso trabalho ainda é muito braçal; precisamos inovações que facilitem a vida do maricultor”, assinala. Nativo do Ribeirão da Ilha, Cacau revela que essa será não apenas a sua primeira viagem ao exterior, mas também a primeira de avião. O roteiro da viagem contempla Bourcefranc-le-chapus, uma das principais regiões produtoras de ostras da França.
Outro produtor da região que embarca na missão é Ruy Ávila Wolf, 51, sócio da Fazenda Marinha Atlântico Sul, cuja unidade de beneficiamento fica no Campeche. “Sabemos que lá a tecnologia é superior a nossa e o que pudermos trazer para cá já irá ajudar”, afirma Wolf, no ramo há 20 anos. Completa o grupo Nei Leonardo Nolli, da Ponta do Sambaqui, no oeste da Ilha.
Os três produtores foram contemplados através de sorteio promovido pelo Igeof, entre dezenas de inscritos. O superintendente do instituto, Everson Mendes, informou que pelo menos mais nove maricultores da capital serão contemplados com a mesma viagem até o final de 2016. Para se credenciar à viagem, os produtores precisam ter registro de aquicultor , entre outros requisitos. Na volta, os produtores passam os conhecimentos aos demais produtores através de palestras e workshops. A primeira deve acontecer em outubro, durante a Fenaostra. (Foto: Petra Mafalda/Divulgação/JC)