8 de maio de 2015

SUL DA ILHA ganha creche ecológica e atrai atenções da ONU

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Com 210 crianças já matriculadas e atendimento em tempo integral, a mais moderna creche da capital completa em maio seu primeiro mês de funcionamento colhendo louros de seu arrojado projeto. Localizada na Costeira do Pirajubaé, no Sul da Ilha, a Creche Hassis recebeu recentemente a visita de uma representante da Organização das Nações Unidas (ONU), que veio conhecer de perto os conceitos de sustentabilidade empregados na unidade.
A francesa Ieva Lazareviciute não economizou elogios à creche. “Além da estrutura ajudar por si só na preservação do meio-ambiente, ela já cerca as crianças de todos esses conceitos e faz com que passem isso às famílias”, disse a dirigente. Mais caro empreendimento de ensino construído pelo município nos últimos anos, a unidade custou R$ 4,4 milhões, bancados pelo Governo Federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Entre as inovações da unidade estão o reuso e captação de água da chuva para fins não potáveis e a auto-suficiência na geração de energia elétrica, através da captação de energia solar. Instalado num terreno de 1,2 hectare, possui prédio de 1.182 metros quadrados de área construída, dotado de pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros e outros espaços com acessibilidade, além de 10 salas de atividades infantis.
A unidade possui ainda mini-bosque, horta orgânica, sistema de ventilação e iluminação natural, telhados revesFOTO CRECHE2.mai15 (Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Diretora Claudia Maidana e Ieva Lazareviciutetidos e até mobiliário produzido a partir de madeira certificada. “É a creche mais sustentável do Brasil”, assinalou o secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, garantindo que a partir de agora a unidade passa a ser referência para novas edificações do gênero na capital e em Santa Catarina.
FOTO-LEGENDA:
Secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, com a diretora da creche, Cláudia Maidana e a representante da ONU, a francesa Ieva Lazareviciute
Foto: Petra Mafalda/Divulgação/JC