17 de agosto de 2015

A importância da musculação no processo de envelhecimento

FOTO2A população de idosos e de pessoas em processo de envelhecimento que mantêm vida ativa vem crescendo no Brasil. Com isso, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas mais maduras freqüentando academias, praticando esportes de todos os tipos e se fazendo presente, enfim, nos ambientes em que o exercício e a prática de atividades físicas predominam. Isso é, sem dúvida, muito bom e, mais do que isso, essencial para promover um envelhecimento saudável, minimizando o risco de doenças e lesões que comumente afligem esse público e acarretam dores e incapacidades as mais variadas, tanto no campo físico como emocional.

No entanto esta inserção de pessoas mais “maduras” na atividade física regular necessita de uma série de cuidados, jamais deve ser iniciada de forma açodada, sob pena de pôr em risco os benefícios que efetivamente trazem. Assim, uma AVALIAÇÃO MÉDICA criteriosa, feita por profissionais especializados, é fundamental antes da introdução da pessoa na rotina de exercícios. É preciso averiguar o sistema musculoesquelético, isto é, as condições dos músculos e articulações, que permite detectar possíveis dores ou lesões pré-existentes, tais como osteoartroses, osteopenias e osteoporoses, bem como perdas de massa muscular.

O segundo passo é uma avaliação do sistema cardiorrespiratório do futuro praticante, para poder assegurar que seus esforços lhe serão benéficos, não implicando em aumento nos níveis pressóricos ou dores anginosas, colocando em risco a sua saúde. Caso a intenção do paciente seja praticar algum modalidade física específica, é importante ainda uma análise detalhada dos movimentos que envolvem esse tipo de exercício.

Principal referência em Santa Catarina na musculação terapêutica adaptada, dirigida para o público mais maduro, o INSTITUTO BIOS tem como regra indicar um programa de condicionamento muscular e cardiorrespiratório por um período mínimo de 30 dias antes da introdução efetiva de cada novo praticante na rotina de exercícios. “Isso evita muitas lesões e dá confiança ao novo praticante”, explica o fisiatra e médico do exercício do esporte, Paulo Roberto Machado de Lima, idealizador e diretor do instituto. O INSTITUTO BIOS oferece diversas opções em programas de exercícios, para todas as faixas etárias, ministrados e monitorados por profissionais especializados.

Um dos grandes benefícios da prática do exercício regular, ressalta Paulo Roberto, é o estimulo à coordenação e o equilíbrio, elementos tão caros à qualidade de vida, especialmente do público mais maduro. “A musculação terapêutica é uma opção importante e muito valiosa para as pessoas que desejam envelhecer saudáveis e ativas”, assinala. Além de indispensável à boa saúde, acrescenta ele, a freqüência em ambientes coletivos amigáveis e sociáveis também contribui para a maior integração social do praticante.
DICA IMPORTANTE: o médico alerta, no entanto, que na presença de qualquer dor articular, o praticante deve avisar imediatamente seu professor, que o encaminhará, se necessário, a um médico especializado. (Foto: Divulgação/JC)
LINHA DIRETA: F:3371.2226/3065.6089.  www.institutobios.com