17 de agosto de 2015

APÓS dois anos em obras, Mercado Público é reinaugurado

Cultura
Mais inovador e arrojado projeto cultural instalado no Sul da Ilha nos últimos anos, o Circo da Dona Bilica comemora em agosto dois anos de atividades. Sob comando da atriz catarinense Vanderléia Will, interpétre da consagrada personagem Dona Bilica, e de seu esposo, o conhecido palhaço espanhol Pepe Nuñez, o espaço cultural instalado no Morro das Pedras vem perseverando na disponibilização de uma agenda recheada de atrações para todos os gostos, que abarcam teatro, humor e música. Entre outros espetáculos previstos para o local neste mês estão ‘Dona Bilica Naquele Tempo” e “Aventuras de Darci”. Maiores informações: 3028.33351.

Gastronomia
O Campeche acaba de ganhar uma nova atração gastronômica, com a recente criação do Espaço Food Truck, uma espécie de feira motorizada de atrações culinárias, que acontece aos sábados, a cada 30 dias, no estacionamento do tradicional conjunto comercial situado defronte ao Palácio da Maçonaria (Av. Pequeno Príncipe, 971). Idealizado pela arquiteta Ana Paula Dreher, conta com apresentações musicais ao vivo e vem se fortalecendo como ponto de interação comunitária, contribuindo de quebra para impulsionar o comércio local.

Patrimônio
Em evento que atraiu milhares de pessoas, a Prefeitura da capital finalmente reinaugurou, no dia 05/08, as novas instalações do histórico Mercado Público municipal. “O coração de Florianópolis voltou a bater com a reabertura do Mercado”, exaltou o prefeito César Souza Júnior, durante a solenidade que atraiu mais de 20 mil pessoas apenas no período matinal. Fechado desde dezembro de 2013, para reforma de sua Ala Sul, o mais democrático estabelecimento comercial da cidade já está funcionando a todo vapor, impactando na revitalização do próprio centro da capital.

Meio-Ambiente
O Parque Municipal da Lagoinha do Leste, que desemboca na paradisíaca praia de mesmo nome, situada no Sul da Ilha, entre a Armação e o Pântano do Sul, está em vias de ganhar uma substantiva ampliação de sua área, graças a uma recategorização em curso, adequando-o ao Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC). O projeto, que tem amplo apoio das entidades comunitárias locais, entre elas o Conselho Comunitário da Armação, já que respeita ocupações e acessos consolidados ao longo da área, elevaria em cerca de mais 200 hectares a área total do parque, que alcançaria em torno de 950 hectares de área protegida.

DIRETAS
SAÚDE – O Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares sedia, no dia 26/09, mais uma edição do já tradicional e premiado evento Sábado da Saúde, promovido pelo conselho local de saúde.
CASTANHEIRAS – Agora ainda mais ativo sob o comando do corretor de imóveis Volnei Vieira, filho do saudoso Seu Braulino, a Associação de Moradores do Jardim Castanheiras (Amojac) está implantando dois novos programas de interação comunitária, o “Vizinho Solidário” e “Horta Comunitária”.
SKATE – A Secretaria de Obras da capital informa que a maior e mais moderna pista de skate em construção na capital, no bairro da Costeira, que terá capacidade para abrigar eventos internacionais, deve ficar pronta em outubro.
CICLOVIA – Já a reurbanização da Rua Osni Ortiga, entre Rio Tavares e Lagoa da Conceição, que ganho ciclovia e calçadão, entre outras melhorias, tem conclusão prevista para final de setembro.
SURFISTA – Praticante de surfe, 28 anos, e morador do Campeche, o engenheiro sanitarista Lucas Barros Arruda foi empossado recentemente como novo superintendente da Casan para a Região da Grande Florianópolis. Substitui Carlos Alberto Coutinho.
CONTAINERES – A Floram promoveu finalmente a remoção dos polêmicos containeres-residência, instalados irregularmente
em área de preservação permanente na Praia da Armação, no Sul da Ilha, atendendo determinação judicial.

FOTO-LEGENDA
PATRIMÔNIO RESTAURADO: após dois anos fechado para reformas, Mercado Público Municipal foi reinaugurado no início de agosto na capital
FOTO MERCADO.ago15(Foto: João Cavalazzi/Divulgação/Arquivo/JC)