31 de outubro de 2015

Alho negro, antioxidante e preventivo do câncer

Muito usado em outros países por causa de suas características de remédio natural, o alho negro ganha força no Brasil como importante ingrediente culinário. Além de delicioso, o alho negro também é eficaz na prevenção de doenças

Todo admirador da boa gastronomia anseia por conhecer novos sabores e novos temperos ao experimentar pratos exóticimagesos de diferentes lugares e culturas. Nos últimos anos, um ingrediente que tem agradado muito àqueles que apreciam a boa culinária é o alho negro. Além de possuir propriedades antioxidantes e ser considerado remédio natural na prevenção de doenças como o câncer, o alimento chama atenção por causa de seu sabor mais intenso.

O alho negro é o alho in natura submetido a um processo de fermentação e envelhecimento que dá ao produto a coloração escura e a potencialização de sabor. Este alho fermentado já é muito usado nos EUA e nos países da Europa e da Ásia, por exemplo, mas nos últimos anos tem conquistado chefs de cozinha e os amantes da alta gastronomia.

Muitas são as opções de pratos que podem levar alho negro na receita: saladas, massas, molhos e carnes. As melhores pizzarias de São Paulo, inclusive, têm oferecido em seus cardápios o recheio de alho negro, e a especiaria cai no gosto de quem experimenta. Em fóruns da internet, por exemplo, é possível encontrar muitos usuários que se dizem apaixonados pelo sabor adocicado e marcante. Chefs famosos têm usado o alho negro em suas receitas mais sofisticadas, já que é possível utilizar o ingrediente como tempero nos mais variados tipos de comida, inclusive na cozinha de casa. Basta usar da criatividade e aproveitar o sabor oferecido pelo alimento.

“Existe uma tendência no Brasil que começa a crescer. Lá fora o foco é como remédio natural, mas aqui se destaca mais como gourmet”, afirma o agrônomo Fernando Kondo, formado pela Universidade Agrícola de Tóquio e administrador do Alho Negro do Sítio, que produz alho negro de origem 100% nacional. A empresa, localizada em Guatapará, interior de São Paulo, trabalha para levar ao consumidor o sabor e a qualidade característicos do produto, que passa por um rígido controle de qualidade que vai desde o plantio das sementes até a entrega ao consumidor. (Fonte: alhonegrodositio.com.br)