5 de outubro de 2015

MUSCULAÇÃO e saúde integral

IMG_6400A preservação da saúde musculoesquelética e cardiovascular é fundamental para a manutenção da qualidade de vida do ser humano, sobretudo do segmento mais maduro. Saúde musculoesquelética pode ser conceituada como a boa capacidade funcional do aparelho locomotor e a integridade estrutural dos seus componentes, como ossos, cartilagens, ligamentos, músculos e tendões. Já saúde cardiovascular é a situação de integridade dos tecidos e adequada condição funcional do sistema cardiocirculatório.

A atividade física tem sido identificada como o mais importante fator ambiental favorável tanto à saúde musculoesquelética como à cardiovascular. Em relação à primeira, sua integridade é estimulada por todo tipo de atividade física em que as contrações musculares são realizadas contra alguma forma de resistência. O trabalho braçal e as atividades esportivas mais intensas utilizam contrações resistidas e são eficientes para estimular a integridade e a função do aparelho locomotor.

No âmbito cardiovascular, o mecanismo pelo qual a atividade física estimula sua integridade parece ser a profilaxia ou o melhor controle de doenças sistêmicas crônicas (obesidade, diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias) que evoluem para a degeneração dos vasos sanguíneos, cuja manifestação mais freqüente é a aterosclerose.

A prática de exercícios físicos resistidos, ou seja, a musculação, tem sido apontada como a mais eficiente e também a mais segura para a promoção tanto da saúde musculoesquelética como cardiovascular, reduzindo a ocorrência de dores articulares, limitações de aptidão para a vida diária e o trabalho, osteoporose, fraturas, sarcopenia e fragilidade, além de diminuir a incidência de infartos, acidentes vasculares encefálicos, gangrenas periféricas e insuficiência de órgãos diversos.

Exercícios aeróbicos de baixa intensidade, que são atividades contínuas e suaves, podem ser praticados por grande parte da população, mas não são os exercícios mais eficientes para promover a saúde musculoesquelética e cardiovascular. Atividades físicas mais intensas são mais eficientes na promoção da saúde integral. Contudo, a prática desse tipo de exercício necessita de acompanhamento especializado, sob pena de impor sobrecargas ou freqüências excessivas, que podem provocar danos, especialmente para o público mais maduro.

Criado por médicos e educadores físicos, o Instituto Bios Saúde e Fitness é uma academia diferenciada, voltada justamente ao desenvolvimento da musculação terapêutica. Através de equipamentos adaptados, oferece programas de condicionamento formulados por profissionais especializados, de acordo com as necessidades de cada aluno, podendo associar musculação terapêutica com exercícios aeróbicos ou outros.

O treinamento do aluno é acompanhando durante todo o tempo de aula por um professor capacitado que supervisiona, corrige quando necessário, tanto na execução dos exercícios como a adequação do programa do aluno. Embora focado no público mais maduro, acima dos 40 anos, o Instituto Bios também atende alunos mais jovens. “Pela excelência de nosso trabalho acabamos tendo uma carteira de clientes que abrange também crianças, adolescentes, adultos jovens e pessoas com necessidades especiais”, assinala o fisiatra e médico do esporte e exercício Paulo Roberto Machado de Lima, diretor e idealizador do Instituto Bios.
LINHA DIRETA: 3065.6089
www.institutobios.com