5 de outubro de 2015

SUSPENSO pacote de pavimentações de ruas na região

FOTO RUAsAngelo Poletto Mendes/Redação JC

Lançado depois de sucessivos atrasos, o novo pacote de pavimentação de ruas anunciado pela Prefeitura da capital no começo de agosto, que contemplaria 47 ruas do Campeche e Sul da Ilha, acaba de ser suspenso. Sob alegação de contenção de despesas para enfrentar a crise econômica e a queda da receita municipal, o prefeito César Souza Júnior anunciou, no dia 24/09, que o pacote de investimentos em pavimentação, que alcançaria ao todo 120 ruas em todo o município, está transferido para 2016. “Nada deixará de ser feito, só transferimos a execução para não sofrer danos em áreas prioritárias”, garantiu.
A contenção de despesas atinge também algumas obras viárias já em andamento no Sul da Ilha, entre elas a pavimentação da Coruja Dourada. Iniciada em maio deste ano, depois de uma espera de mais de 10 anos, a rua com cerca de 1,3 quilômetro de extensão, situada entre o Campeche e o Morro das Pedras, teve a rede de drenagem instalada e parte da pavimentação em lajotas instalada, mas subitamente ao final de agosto a empreiteira recolheu pessoal, máquinas, materiais e abandonou a obra por falta de recebimento de créditos junto à Prefeitura.
Outra obra comprometida é a repavimentação de trecho da Rodovia Baldicero Filomeno, no Ribeirão da Ilha, que abrange parte da Freguesia do Ribeirão. Na Costeira, a revitalização da Rodovia Jorge Lacerda terá seu ritmo de obras reduzido. O diretor geral da Secretaria de Obras, Américo Pescador, disse que a Prefeitura está buscando alternativas para tentar a retomada de algumas obras, entre elas a Coruja Dourada. “É uma obra que vem sendo esperada há muito tempo, e terá prioridade da Prefeitura”, afirmou.
A Baldicero Filomeno é outra que mobiliza a Prefeitura, porque sua paralisação vem gerando transtornos e muita revolta da comunidade, já que alguns trechos tiveram lajotas retiradas sem reposição. “A Baldicero é obra em convênio com o Governo Federal, mas os repasses estão atrasados, se vierem, será retomada”, assinalou. Outra obra paralisada na região, essa faltando menos de 150 metros, é a revitalização da Rua Osni Ortiga, entre Rio Tavares e Lagoa da Conceição, sem previsão de retomada.
Em relação ao pacote de pavimentações, o dirigente disse que as licitações em andamento serão concluídas, com protelação da expedição da ordem de serviço, enquanto aquelas que não tiveram licitação iniciada ficam suspensas. Em relação à nova pista de skate em construção na Costeira do Pirajubaé, que já tem até previsão de sediar uma competição nacional em novembro, Pescador informou que a Prefeitura está negociando um acordo com a empreiteira para evitar a paralisação e garantir sua conclusão pelo menos até o final de outubro. (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)