27 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO e a saúde do cérebro

Considerada o Mal do Século, atingindo cada vez mais pessoas em todo o mundo, especialmente nos países do Ocidente, a depressão, bem como os distúrbios psicológicos e emocionais em geral, também pode ser combatida através da prática de exercícios físicos regulares. Recentes estudos revelam que exercitar o corpo regularmente e manter uma alimentação saudável compõem o binômio fundamental para evitar transtornos mentais e preservar a saúde do cérebro.ILUSTRA INFORME BIOS2

Antes taxada de síndrome da classe média alta e restrita a segmentos específicos da população, especialmente usuários de drogas e de álcool, a depressão hoje atinge praticamente pessoas de todas as faixas etárias e camadas sociais. Suas causas principais são a rotina estressante, aliada à má-alimentação. Entre os sintomas mais evidentes deste distúrbio estão mudanças de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, sentimento de culpa ou perda de auto-estima, distúrbio de sono ou de apetite, perda de energia e falta de concentração.
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, só no Brasil mais de 17 milhões de pessoas sofrem com a doença e mais de 80 mil trabalhadores já foram afastados de suas atividades pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em decorrência da depressão. Devido à perda de sua capacidade funcional, autonomia e autoconfiança, a população de terceira idade é considerada uma das mais vulneráveis à doença.

MUSCULAÇÃO – Recentes estudos realizados por uma faculdade, envolvendo professores de educação física e psiquiatras, comprovaram a importância da atividade física para auxiliar moderadamente ou totalmente no tratamento da depressão. Por suas características diferenciadas, impondo níveis de exigência mais acentuados e, em contrapartida oferecendo resultados corporais mais visíveis, os exercícios físicos resistidos (musculação) são potencialmente mais eficientes na promoção da saúde mental dos praticantes.

Diversos benefícios foram verificados nos pacientes com quadros de depressão diagnosticados, através da prática de exercícios, entre eles melhoria da estabilidade emocional, aumento da positividade e autocontrole psicológico, melhora dos níveis de humor e do apetite, interação social pró-ativa, diminuição de insônia, tensão e ansiedade.

Conforme alguns especialistas, uma vez instalada a depressão por conta de uma dependência química ou do álcool, o paciente só terá chance de cura se procurar ajuda, e dentre todos os tratamentos indicados, o exercício físico tem sido considerado o mais importante, principalmente pela sua capacidade de proporcionar a eliminação de toxinas, melhora nas condições musculoesquelética e cardiovascular, resgatar a auto-estima e a interação social do indivíduo.

Pesquisa realizada nos anos 90 concluiu que pacientes tratados com exercícios consorciados com medicamentos têm mais sucesso no tratamento da depressão e menos riscos de recaídas do que aqueles tratados exclusivamente à base de fármacos. Os benefícios físicos transcendem à questão profilática, já que sendo praticados regularmente, a longo prazo passam a dominar o paciente, tornando-se um novo vício, ou seja, propiciando a troca de um negativo por um positivo. Isso se deve à liberação pelo sistema nervoso central de endorfinas, que causam uma sensação de bem estar que se prolonga por várias horas após o término dos exercícios.

Os melhores resultados em musculação estão associados diretamente ao volume semanal de treinamento, intensidade, massa muscular desenvolvida e tempo de descanso entre as séries. É importante ressaltar, no entanto, que o excesso também pode provocar o efeito inverso, razão pelo qual o ideal é praticar exercícios físicos sob a supervisão de um profissional habitado, que saiba intercalar os diversos tipos de atividade física.

Com uma equipe formada por profissionais especializados, dotado de equipamentos adaptados, criados especialmente para o desenvolvimento da musculação terapêutica, o Instituto Bios Saúde e Fitness possui diversas opções de programas de condicionamento para atender às necessidades de qualquer tipo de aluno, sejam eles idosos, portadores de necessidades especiais ou de distúrbios psicológicos transitórios.

Os treinamentos são acompanhados por um professor capacitado, que tem a incumbência de corrigir ou reformular, quando necessário. Criado por médicos e educadores físicos, sob a liderança do fisiatra e médico do esporte e exercício Paulo Roberto Machado de Lima, o Instituto Bios é focado no público mais maduro, acima dos 40 anos, mas em função da qualidade de seus serviços vem ampliando sua carteira de clientes, atendendo também adultos jovens, adolescentes e crianças.
LINHA DIRETA: 3371.2226/3065.6089
www.institutobios.com