27 de novembro de 2015

SUL da Ilha volta à segunda divisão dos investimentos públicos

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Enquanto a menina-dos-olhos dos governos municipal e estadual ganha diversas novas obras, sob pompa e circunstância, como elevado, duplicação de rodovia e até centro de convenções, entre outras, no Sul da Ilha a única obra que prospera, mesmo que em ritmo aparentemente não muito acelerado, é o elevado do Rio Tavares, sob gestão do governo municipal. A ampliação do acesso ao aeroporto, no âmbito estadual, é uma incógnita, já que carece de definição acerca de trecho importante, que pode arrastar sua conclusão para além do prometido 2017.
Depois de 42 de chuvas renitenFOTO ELEVADOtes, que reduziram muita a visibilidade da obra, gerando até suspeitas de paralisação, as obras do elevado voltaram a aparecer. O diretor geral da Secretaria de Obras, Américo Pescador, explica que a obra passou por alguns ajustes de planilha e enfrentou problemas técnicos na instalação de pilares, mas nega qualquer risco de paralisação. “A redução se deu em função da chuva, mas as obras estão em ritmo normal, com cronograma de conclusão mantido para o final de 2016”, reiterou.
O dirigente nega que haja alguns impasses também na negociação para desapropriação de imóveis imprescindíveis ao andamento da obra. Segundo ele, todos estão sendo bem conduzidos, sem risco iminente de judicialização, com os desembolsos também equacionados. Para este ano, garante ele, os recursos para pagamento de indenizações estão provisionados e, no próximo, estão atrelados ao avanço da arrecadação municipal.
Em relação à obra efetiva, chama a atenção à demora na introdução do desvio de tráfego no sentido Lagoa-Centro, que vai permitir passagem contínua de veículos da SC-406 à SC-405, crucial ao deslanche da obra. A ligação está prometida há mais de três meses. No âmbito estadual, o secretário de Infra-Estrutura, João Carlos Ecker, nega que o Sul da Ilha só receba migalhas. No próximo ano, avisa ele, está em estudo a revitalização das calçadas do lado esquerdo da SC-405, no sentido bairro-centro. A expectativa é de que pelo menos não faltem recursos para implementar essa importante reforma nas calçadas. (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)