15 de abril de 2016

NOVO posto de saúde do bairro deve ficar pronto em julho

            SAÚDE
 Iniciadas em junho de 2014, com expectativa de conclusão ainda em março do ano passado, as obras de construção do novo posto de saúde do Campeche só devem ficar prontas no final deste semestre, quase um ano e meio depois do prazo inicial. A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informa que o atraso se deveu a problemas nos repasses do Governo Federal, financiador de 80% da obra, o que obrigou a paralisação temporária dos trabalhos, já retomados. A unidade, que está orçada em R$ 1,1milhão, será a mais moderna da capital, seguindo novas diretrizes do Ministério da Saúde.

CRIANÇA
Em relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Criança, que se encontra em fase de construção em anexo à UPA Sul, no Rio Tavares, cujas obras tiveram início em março do ano passado, com previsão de conclusão em 125 dias, a assessoria da Secretaria de Saúde municipal informa que: “alterações no projeto inicial tiveram que ser feitas após constatação de outras necessidades durante a obra e, por isso, a entrega também deve ficar para o fim do primeiro semestre.” O custo total da obra é de R$ 460,1mil.
Geral
                 ÁGUA
 Imbuída de resgatar a confiança da população após a exposição reiterada de seu nome em circunstâncias negativas durante a temporada, a Casan promoveu no dia 21/03, véspera do Dia Mundial da Água, uma visita monitorada de jornalistas a algumas de suas principais estações de tratamento de água (foto). Na capital, a visita aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA), da Lagoa do Peri, responsável pelo abastecimento de uma população estimada em cerca de 100 mil pessoas, nas costas Leste e Sul da Ilha. Em todo o estado, a empresa possui 295 estações de tratamento, que produzem mensalmente 20 bilhões de litros.
FOTO-LEGENDA: CASAN promoveu recente visita monitorada de representantes da mídia local às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha
Foto: Divulgação/JC

DIRETAS
INFORMÁTICA – O Projeto Fênix, iniciativa do Comitê para Democratização da Informática do estado, informa que acaba de certificar 10 novos alunos da região, capacitados em turma mantida na Associação Comunitária Morro das Pedras. Além de gratuito, o curso ainda subsidia os alunos com vale-transporte. A turma do Morro das Pedras foi patrocinada pela Telefônica Vivo.

PANAIA – Moradores do comunidade Panaia, no entorno do aeroporto, no Sul da Ilha, acabam de receber os primeiros títulos de propriedade de seus imóveis, resultado de acordo firmado com a administração municipal que abre caminho para a urbanização definitiva do loteamento.

TRILHA – A bucólica trilha do Saquinho, que liga a Praia da Solidão à Praia do Saquinho, no extremo-sul da Ilha, teve um final trágico para um grupo de quatro estudantes em meados de março. Acossados por um ataque de abelhas, eles se dispersaram e no desespero um deles caiu no mar e seu corpo só foi encontrado alguns dias depois.

NATAÇÃO – A tradicional Travessia da Ilha do Campeche, que chegou neste ano a sua 24ª edição, reuniu nada menos do que 222 competidores no dia 20/03, no Campeche. Lucas Kogut, de 15 anos, e Taynara Boneetti, de 18, foram os vencedores da prova, idealizada e coordenada pela Academia Sotália, do Campeche.

BALNEABILIDADE – O último relatório de balneabilidade desta temporada, divulgado no começo de abril pela Fatma, aponta redução no número de praias impróprias para banho na capital. O Campeche, no entanto, segue citado com dois pontos impróprios para banho.

“Aquilo que nos fere é aquilo que nos cura”
Caio Fernando Abreu, escritor