7 de junho de 2016

EDIFICAÇÃO foi palco de 23 cenas de novela de televisão em 2011

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

A exuberância da casa de retiros do alto do Morro das Pedras ganhou visibilidade nacional no primeiro trimestre de 2011 quando apareceu em alguns capítulos da novela global Insensato Coração. As gravações das cenas no local aconteceram durante cinco dias, em outubro de 2010. “A casa foi fechada integralmente para a emissora, com exclusividade, para a gravação das cenas, que utilizFOTO CASA PEDRA BOX SITEaram principalmente o jardim interno e as sacadas”, explicou à época a coordenadora da casa, Ednéia Romão.
Ao todo, foram gravadas 23 cenas no local, nos períodos diurno e noturno. Para a gravação das cenas, o prédio recebeu algumas adaptações, como placas e até a denominação de ‘Hospital da Santíssima”. Passaram pelo local alguns nomes de destaque da dramaturgia nacional como Glória Pires, Fábio Assunção, Antônio Fagundes, Eriberto Leão, Paola de Oliveira e o falecido Hugo Carvana, entre outros.
Durante esse período, a equipe da casa de retiros ficou inteiramente à disposição do staff global, que almoçava e jantava no local, extasiando alguns funcionários que conviveram proximamente com os artistas. No último dia de gravações, mais de 140 pessoas teriam passado pelo local, entre atores, figurantes e equipes de gravação.
As filmagens compreenderam essencialmente a chegada de duas vítimas de um acidente aéreo, e a visitação durante o período em que permaneceram internados. Em função das características da casa, de doutrina religiosa, não houve gravação de cenas mais ‘calientes’ no local. (Foto: Divulgação/Arquivo/JC)