12 de agosto de 2016

CIRCO da Dona Bilica faz três anos; personagem comemora 25 anos

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

“Três anos de muitas experiências positivas; um trabalho de formiguinha, de formação de plateia”. A declaração da empreendedora e atriz Vanderléia Will, que incorpora há 25 anos a consagrada personagem manezinha Dona Bilica, sintetiza a trajetória do inovador Circo da Dona Bilica, que completa e28.02 (Bilica e o boi)m agosto três anos de atividades no Sul da Ilha. Instalado sob uma tenda circense na bucólica Morro das Pedras, defronte a badalado hotel, e dotada de um restaurante de culinária espanhola em anexo, a casa de espetáculos virou ponto de referência da cultura e artes nativas na região.
Desde sua fundação, a casa vem brindando o público da capital com uma riquíssimo e regular calendário de espetáculos, que abarca teatro, música e, principalmente, muito humor, fruto da trajetória dos empreendedores, Vanderléia, reconhecida comediante, e o marido Pepe Nuñez, talentoso palhaço circense. Além dos shows, a casa também promove oficinas de artes circenses, cursos de palhaçaria e projetos de inserção cultural junto às escolas, com acesso gratuitos de alunos nos shows.
Nestes três anos, destaca Vanderléia, a casa vem conseguindo manter calendário regular de espetáculos semanais, sendo que no verão, em alguns períodos, promove até mesmo espetáculos diários. Com capacidade para receber até 225 expectadores, o circo já abrigou, entre outros espetáculos, a consagrada peça ‘De Malas Prontas’, maior sucesso da história da companhia teatral Pé de Vento, em cartaz há mais de 12 anos.
Dona Bilica e o Boi-de-Mamão, Noites Imprevisíveis, Bom Apetite, Dona Bilica Naquele Tempo, Aventuras do Darcy e Palhaço Pipoca e o Circo foram outros espetáculos que atraíram grande público ao local. Em 2013, o circo foi também palco do Festival Internacional de Palhaços, que contou com a presença de grupos da Argentina, México e Espanha.
Em comemoração ao aniversário o espaço mantém em agosto e setembro – mês em que a personagem máxima de Vanderléia, Dona Bilica, completa 25 anos de existência -, um calendário de ótimos espetáculos. Entre as atrações confirmadas, avisa a dublê de atriz e empreendedora, estão a comédia ‘Deusas do Riso’, “Dona Bilica e o Boi-de-Mamão”, ‘Darcy Visita Dona Bilica” e ‘O Casamento’, além de shows musicais com a paraibana Socorro Lyra – “Amazônia – Entre Águas e Desertos”-, e do catarinense Luiz Meira. Maiores informações: circodadonabilica.com.br
Outra espaço artístico que completa igualmente três anos em agosto – este de caráter mais intimista -, é o Círculo Artístico Teodora, viabilizado por um grupo de atores e artistas vinculados à conhecida atriz catarinense Margarida Baird. Instalado numa pacata rua do interior do Campeche, com capacidade para cerca de 50 pessoas, é conhecido por oferecer espetáculos de alto teor dramático e, mais recentemente, por muitas ações voltadas ao público infantil. Maiores informações: 9991.3292.  (Foto: Divulgação/JC)