12 de agosto de 2016

PREFEITURA ameaça ir à Justiça contra inadimplentes do IPTU

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Em sabida situação econômica precária, apesar dos sucessivos pacotes de cortes em despesas de custeio e investimento, a Prefeitura da capital decidiu abrir guerra aos contribuintes em débito com o recolhimento de IPTU. A Secretaria da Fazenda anunciou que a largada aconteceu no comecoletiva-790ço de agosto, via protestos em cartório, mirando inicialmente os 100 maiores devedores municipais, que teriam somados um débito de nada menos do que 20 milhões.
Apesar do foco inicial, é bom os pequenos contribuintes botarem as barbas de molho, porque é sabido que no Brasil quem paga o pato dificilmente são os mais abastados. Somente no ano passado, conforme dados da Secretaria da Fazenda, as dívidas com IPTU na capital alcançaram a cifra de R$ 65 milhões. O estoque total da dívida ativa com esse tributo alcançaria em torno de R$ 350 milhões no município.
Segunda principal fonte de arrecadação municipal, só atrás do Imposto Sobre Serviços (ISS), o IPTU vem registrando índices de inadimplência elevados nos últimos anos, beirando os 30%. A intenção da Prefeitura é fechar o cerco aos devedores até o final deste ano, buscando até mesmo a penhora judicial de bens dos devedores para ressarcimento dos cofres públicos.  (Foto: Divulgação/Arquivo/JC)