12 de agosto de 2016

VAI-E-VÉM da pavimentação; cinco novas obras e 7 em banho-maria

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Em doses quase homeopáticas, em função dos reiterados votos de penúria, a Prefeitura iniciou mais uma leva de obras de drenagem e pavimentação de ruas na capital, graças a recente convênio firmado com o governo estadual, que abasteceu os cofres municipais em cerca de R$ 18,2 milhões, rubrica exclusiva para esta finalidade. No total, conforme a Prefeitura, os recursos vão possibilitar a execução de obras em 62 ruas e servidões da capital.
FOTO PAVIMENTAOs recursos priorizam aquelas ruas que estavam com processo de licitação concluído – relativo a um pacote original de 120 ruas -, faltando apenas o aporte de recursos e expedição da ordem de serviço, explicou o coordenador de pavimentação de ruas da Secretaria de Obras, Antônio Simões. No começo de agosto, conforme o dirigente, 16 já tinham sido iniciadas, cinco delas no Campeche: Canto das Pérolas, Raimundo Carlos Lopes, Francisco Cândido Xavier, Guarapuvu do Sul e Ibiza.
As ruas escolhidas, de acordo com ele, foram aquelas viáveis de conclusão ainda neste ano. “Todas estas temos capacidade de entregar até dezembro”, reforçou. Outras ruas do distrito mapeadas para obras, com os novos recursos, são a José João Vieira, Nelson Conrado da Silva, Revoar das Perdizes, Corticeiras, Eugênio Raulino da Silva, Valdemiro José Vieira, Xiniquá, Araçá da Praia, Quimboas, Jambolão e Maria Cordeiro Fernandes, conforme relação divulgada pela assessoria da Prefeitura.
Enquanto algumas ruas tiveram obras iniciadas, outras sofreram redução no ritmo dos trabalhos. O ‘fenômeno’ castigou aquelas que vinham sendo executadas com os escassos recursos próprios. No Sul da Ilha, sete ruas foram prejudicadas, três na Tapera, três no Ribeirão da Ilha e uma na Armação.
São elas as servidões Luar, Água Viva e Sol Poente, na Tapera; Manoel Jorge Filho, Maria Balbina Siqueira e Manoel Conceição Moreira Filho, no Ribeirão da Ilha,; e João Euzébio de Sá, na Armação. Simões salienta, no entanto, que a Prefeitura segue buscando alternativas para retomar o ritmo normal de obras nestas vias, visando viabilizar a conclusão ainda neste ano. A ‘lendária’ Rua Coruja Dourada, no Campeche, por sua vez, foi finalmente concluída. (Foto: Divulgação/Arquivo/JC)