15 de outubro de 2016

MOBILIDADE é entrave à expansão do turismo sustentável na capital

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Os desafios para o sucesso da nova temporada no Sul da Ilha, independente da concretização ou não do incremento de visitantes, serão ainda maiores do que aqueles registrados na temporada anterior. Além dos problemas recorrentes de mobilidade, neste ano a situação ganha como agravante a situação de penúria e o clima de fim de festa que paira sobre o governo municipal, com dificuldades para honrar até mesmo os compromissos mais comezinhos.
A tradicional buraqueira em ruas e avenidas, que castiga moradores e visitantes, e os conhecidos problemas de mobilidade, que semiparalisam os acessos ao Sul da Ilha durante o período, ganham mais dramaticidade neste ano com as obras inacabadas que permeiam a região, entre elas o elevado do Rio Tavares e a inesgotável ampliação do acesso ao futuro novo aeroporto, no bairro Carianos.
foto-elevado1-mai16 O sonhado elevado do Rio Tavares (foto), promessa furada da atual administração municipal, não deslanchou, chega ao final do ano com menos de 30% dos trabalhos concluídos e, como agravante, tende a ser até mesmo um complicador do trânsito local, especialmente para os visitantes. Recentemente, um acidente de média proporção ocorreu no local, que já deveria abrigar pelo menos uma simples sinaleira há mais de uma década.
O engenheiro Américo Pescador, da Secretaria de Obras, garante que o equipamento inacabado receberá intervenções até o início da temporada, com a retirada dos obstáculos que separam a confluência das pistas oriundas do Campeche e Lagoa, além de melhorias na sinalização. O alargamento do acesso ao Campeche no Trevo do Rio Tavares, permitindo a passagem de dois veículos, também é cogitado.
Em relação à obra de ampliação do acesso ao aeroporto, o Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) garante que os trabalhos prosseguem, não devem causar nenhum entrave adicional ao tráfego, mas também  nenhum ganho efetivo para a mobilidade local. A única novidade na obra, a grosso modo é uma troca de seis por meia-dúzia, com a transferência do tráfego para a nova ponte sobre o Rio Tavares, e a interrupção da velha, que passa por reformas.
No âmbito interno do Campeche, até o início de outubro não havia nem sinais de obras ou intervenções mirando a temporada. O intendente do Campeche e região, Alex Passos, garante no entanto que já participou de uma reunião preparatória à temporada do governo municipal, no âmbito Operação Verão 2017, na qual apresentou uma série de reivindicações para o bairro.
Entre elas, relatou ele, estão melhorias no acesso principal à praia e outros acessos menores entre Campeche e Morro das Pedras, acessibilidade para cadeirantes e sinalização. O calçamento do acesso principal à praia, antiga reivindicação até hoje não viabilizada, Passos explica que a obra esbarra em questões legais envolvendo a área. Até o início da temporada, acredita ele, pelo menos o básico deve acontecer, com limpeza de ruas, calçadas, pintura de meios-fios e roçada do mato. (Foto: Petra Mafalda/Divulgação/Arquivo/JC)