15 de outubro de 2016

SUL da Ilha, contagem regressiva para abrigar primeiro cinema

                                                                 Cinema
Cinéfilos e apreciadores de arte em geral do Campeche e Sul da Ilha já podem festejar. A região acaba de entrar em contagem regressiva para abrigar seu primeiro cinema. A casa de espetáculos, até há poucos anos inimaginável para uma região que ainda enfrenta preconceito dos governantes de plantão, será instalada no empreendimento Multi Open Shopping + Office, um misto de shopping e prédio comercial em construção no Rio Tavares. Com área total de nove mil metros quadrados, composto por três prédios com 155 salas comerciais e open shopping com 40 lojas, num investimento de cerca de R$ 30 milhões, o empreendimento está previsto para ficar pronto em agosto de 2017.

                                                            Roubalheira
A raça ruim dos furtos e roubos, que castiga o Sul da Ilha em caráter quase ininterrupto o ano inteiro, parece que se mudou para o Ribeirão da Ilha. Depois de uma ação enérgica da briosa Polícia Militar, que conseguiu conter um pouco da sanha criminosa no Campeche e imediações, agora a situação complicou pros lados da histórica localidade do Sul da Ilha. Moradores denunciam que já se tornaram corriqueiros os furtos a residências, inclusive com vandalização de moradias, assaltos ao comércio e até mesmo pedestres, muitas vezes em plena luz do dia. NOTA DA REDAÇÃO: Após publicação desta nota na edição impressa, que entrou em circulação no dia 11/10, notícias recebidas pela redação indicam que nova onda de roubos atinge o Campeche e região.

                                                              Demolições
Uma nova leva de demolições de edificações irregulares acaba de ser promovida pela Prefeitura da capital, amparada em determinações judiciais. Dessa vez, os ‘contemplados’ foram, em sua maioria, pequenos e médios empreendimentos comercias instalados na orla da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. Em relação aos bares de praia chamados de beachs-clubs, instalados na badalada Jurerê Internacional, que conta com apoio quase irrestrito da ‘turma do andar de cima’, a pendenga segue se arrastando na Justiça. No Campeche, o famoso Bar do Chico completou recentemente 10 anos de sua demolição.

DIRETAS
ELEIÇÕES – Com leve favoritismo do peemedebista, que alcançou cerca de 40 mil votos a mais no primeiro turno, a eleição à Prefeitura da capital será decidida em segundo turno, confrontando o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB), apoiado por coligação que conta com mais de 10 partidos, e a ex-prefeita Ângela Amin (PP), coligado com o PSD, que almeja chegar ao cargo pela terceira vez.
PÂNTANO – Comerciantes do Pântano do Sul continuam inconformados com a restrição ao acesso de veículos à parte da faixa de areia, que se encaminha para chegar à segunda temporada. Arante Monteiro Filho, dono de badalado restaurante local, alega que medida prejudicou bastante a rentabilidade dos restaurantes da orla e planeja levar à Prefeitura uma proposta de flexibilização parcial da regra, pelos menos uma ou duas vezes por semana, para incrementar o comércio do balneário.
ELEVADO – O elevado do Rio  Tavares é emblemático do retumbante fracasso que foi a gestão do atual prefeito Cfoto-radarésar Souza Júnior, pelo menos do ponto de vista de obras viárias. A conclusão do equipamento, até há poucos meses tida como questão de honra, terminará o ano e a própria gestão com menos de 30% dos trabalhos concluídos. Na foto, prefeito César Souza Júnior (à esquerda) examina área do Jardim Botânico, um dos raros êxitos de sua gestão.
SAÚDE – Fracasso retumbante também experimentado pelo governo estadual, no que tange à saúde. Além da polêmica transferência da gestão de hospitais e de fartos recursos para um grupo paulista de medicina privada, da criação de um plano de saúde de baixa credibilidade para os servidores, agora até serviços que eram referência no estado como o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de SC (Hemosc) vivem situação que beira o caos. (Foto: Petra Mafalda/Divulgação/Arquivo/JC)