27 de fevereiro de 2017

IMPASSE sobre desapropriações pode paralisar obra de elevado

Elevado
‘Compromisso’ de campanha do então candidato Gean Loureiro, a conclusão do elevado do Rio Tavares não dá sinais de qualquer avanço efetivo depois da posse do ex-deputado estadual como prefeito da capital. O cenário aparente nas instalações da obra chega a ser até desolador em alguns momentos, com mato crescendo em volta e escasso movimento de pessoal. A conclusão da obra antes da próxima temporada parece cada vez mais improvável.
A Secretaria de Obras da capital garante, no entanto, que a obra não foi interrompida, prosseguindo sob o mesmo contrato celebrado na gestão anterior. Nas próximas semanas, inclusive, estaria por iniciar a etapa de concretagem das plataformas. “O problema é que só conseguimos operar em 60% da área projetada para a obra”, explica um engenheiro. Para a obra deslanchar, é crucial a solução para a desapropriação de diversos imóveis no entorno.
Caso não seja equacionada a questão, não está descartado o risco de paralisação total da obra. Com os cofres raspados, a Prefeitura vem buscando alternativas para fazer frente às indenizações necessárias às desocupações. Uma das alternativas vem do polêmico ‘pacote econômico’ lançado por Gean e aprovado pela Câmara no final de janeiro. Umas das medidas aprovadas abre a possibilidade de cessão de índices construtivos para indenizar os proprietários.
Repudiada pelos movimentos comunitários, por interferir no plano diretor, a polêmica medida também está na mira do Ministério Público Federal. O ‘Plano B’ do governo municipal, conforme o engenheiro, é buscar recursos junto ao governo estadual. Estimativas apontam que pelo menos R$ 7 milhões seriam necessários para cumprir desapropriações imprescindíveis à obra. A partir da retomada, sem interrupções, a conclusão do elevado demanda pelo menos outros oito meses.

Rodovia
Revoltados com o estado de abandono em que se encontra a rodovia SC-406, única ligação da Lagoa da Conceição às praias do Sul da Ilha, moradores da região preparam uma grande manifestação de protesto no local, contra os governos estadual e municipal. Segundo o ex-presidente do Conselho Comunitário do Rio Tavares, Cedenir Silva, além da ausência de ciclovias e de acostamento, que expõe os pedestres ao risco de atropelamentos, a rodovia também está cada dia mais cheia de buracos.
Armação
 Sonho de moradores da Praia da Armação e região, a revitalização do balneário do Sul da Ilha, abalado há alguns anos por uma ressaca devastadora, que provocou destruição e encolheu sua faixa de areia, começa finalmente a avançar. Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Sul da Ilha (Codesi), engenheiro Sérgio Aspar, acaba de ser concluída concorrência pública para elaboração de estudos de impacto ambiental da obra, que contempla essencialmente a engorda da faixa de areia. A cargo da MPB Engenharia, os estudos têm prazo até 31/12 para ficarem prontos.

Pedacinho
Com intuito de angariar recursos para ajudar dona Zenaide Souza, a famosa capitã Zenaide, a reconstruir seu bucólico restaurante Pedacinho do Céu, no Pântano do Sul, destruído por um incêndio em meados de janeiro, moradores e amigos da comerciante promoveram no dias 18 e 19/02, no balneário do extremo-sul da Ilha o evento “Festival Cultural Pedacinho do Céu! Arte Feita em Florianópolis”.

Adeus, Orlando

O Campeche perdeu, em meados de janeiro, um dos seus mais conhecidos jardineiros, com a morte, às vésperas de completar 50 anos, de Orlando Dias, o ‘Orlando Rei da Poda’, parceiro do Jornal do Campeche há quase 10 anos. Especialista em poda de grande porte, escalava garapuvus, pinheiros e eucaliptos com uma destreza inigualável, sem ajuda de cordas ou escadas. Natural de Joaçaba, foi vítima de emboscada e assassinado a tiros no bairro Pantanal, no dia 18/01, em crime sob investigação da polícia. Na foto, Orlando inicia poda de um ipê verde em 2016, no Campeche.

DIRETAS
FRENTE – O Conselho de Desenvolvimento do Sul da Ilha (Codesi) está articulando a formação de uma Frente Parlamentar do Sul da Ilha, para defender os interesses da região no Legislativo, integrada pelos vereadores Vanderlei Farias, Marquito, Maikon, Erádio e Celso Sandrini.
INSS AVISA – Embora a aposentadoria pareça um sonho cada vez mais distante para a maioria, o INSS manda avisar que quem precisar de alguns serviços do instituto não precisa mais gastar sola de sapato. Através do endereço www.servicos.inss.gov.br pode se obter extratos de contribuições e dados sobre empregadores, entre outros serviços.
BISCOITO FINO – Lenda da MPB, o secos e molhados Ney Matogrosso volta a Florianópolis para novo show, no dia 04/04. O espetáculo da turnê nacional “Atento aos Sinais’ está previsto para acontecer no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
ESGOTO – Em meio ao anúncio de retomada das obras da Estação de Esgoto do Rio Tavares, o Conselho Comunitário do Rio Tavares avisa que vai gestionar a inclusão da região também na rede de esgoto em execução no Campeche. “Queremos rede de esgoto também, não só abrigar estação”, disparou o ex-presidente e atual secretário-geral do conselho, Cedenir Silva.