27 de fevereiro de 2017

OBRAS de revitalização da Lagoa da Chica entram na reta final

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Quase três anos depois de seu início efetivo, as obras de revitalização da bucólica Lagoa da Chica e seu entorno, no Campeche, estão muito próximas da conclusão. Financiada com recursos oriundos de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Celesc e a Fatma (Fundação estadual doMeio Ambiente), como compensação pelo vazamento de óleo de uma antiga subestação da companhia na Tapera, a obra está na fase de ‘retoques finais’.
A expectativa é de que a inauguração oficial do novo espaço aconteça  no aniversário da cidade, no dia 23/03, provavelmente com a presença do prefeito Gean Loureiro que, à época da celebração da TAC, presidia a Fatma. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Eucaliptos (Amoje), João Carlos da Silva, estão em construção ainda uma quadra de vôlei, guarita dos bombeiros e um acesso alternativo via Lomba do Sabão.
Gestor dos recursos destinados à obra, em parceria com a Fatma e Floram, Silva calcula que já foram investidos cerca de R$ 1 milhão na revitalização, restando pouco mais de R$ 200 mil para aplicar no local. As obras contemplaram, entre outras benfeitorias, calçadão, deques, bancos, parque infantil e academia ao ar livre, entre outras. A mais emblemática, no entanto, foi o desassoreamento e a recuperação de suas margens, que resgatou a unidade lacustre ao uso da comunidade.
Com a recuperação, o local voltou a ser frequentado por famílias e alguns já arriscam inclusive a prática de esportes aquáticos. Até um jacaré já estaria dando as caras pelo local. “É impressionante a transformação que aconteceu“, destaca Silva. O desafio a partir de agora, segundo o dirigente, é conseguir apoio da administração municipal para a manutenção da área. “O prefeito já esteve por aqui e prometeu apoiar”,  afirmou.
(Foto: Divulgação/Arquivo/JC)