3 de julho de 2017

RIO Sangradouro ganha limpeza de emergência após alagamentos

 Bairro do Sul da Ilha mais castigado pelas chuvas que atingiram a capital na primeira quinzena de junho, com dezenas de moradias alagadas, a Armação do Pântano do Sul foi finalmente contemplada com ações da Prefeitura para atenuar o problema. Em operação consorciada com a Comcap, foram iniciadas na segunda quinzena do mês intervenções de limpeza e desassoreamento do Rio Sangradouro, que corta o bairro num extensão de pouco mais de dois quilômetros, desde a Lagoa do Peri até a praia.
Com ampla divulgação da comunicação da Prefeitura, o evento contou com a presença no local do então prefeito em exercício João Batista Pires e do próprio titular, Gean Loureiro. Principal gargalo de inundações de residências e foco crônico de poluição no tradicional balneário do Sul da Ilha, o rio abriga no seu entorno cerca de 150 moradias, muitas das quais permaneceram alagadas por vários dias após o término das chuvas.
Ex-presidente do Conselho Comunitário local, o engenheiro Sérgio Aspar disse que limpeza desta envergadura não acontecia no bairro há pelo menos dois anos. A inundação foi decorrente do represamento do rio em quatro pontos, que foram desobstruídos. “Se chover de novo, agora não vai trancar”, avaliou. A desobstrução resultou no recolhimento de muitos galhos remanescentes ainda do ciclone de dezembro, além de fogões, sofás, móveis e objetos em geral, evidenciando também a responsabilidade dos moradores pela situação.
O dirigente elogia a ação, mas ressalta que é necessária uma intervenção periódica no local, pelo menos até que se tenha um plano de manejo sustentável para a unidade hídrica. Para contribuir na solução do problema, Aspar informou que a comunidade da Armação, que abriga hoje em torno de oito mil moradores fixos, está deflagrando a campanha “Armação Mais Limpa”, voltada principalmente a conscientizar a população para o despejo correto do lixo doméstico. (Foto: Cristiano Andujar/Divulgação/JC)

Uma ideia sobre “RIO Sangradouro ganha limpeza de emergência após alagamentos

  1. Pingback: Rio Sangradouro ganha limpeza de emergência após chuvas de junho | FloripAmanha.org / Notícias de Florianópolis e da Associação FloripAmanhã

Os comentários estão fechados.