3 de julho de 2017

SEOVE pede ajuda para custeio de asilo de idosas carentes no bairro

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Uma das entidades sociais mais admiradas do Campeche e Sul da Ilha por suas ações benemerentes, especialmente a manutenção de um asilo de idosas carentes, a Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna (Seove) atravessa um dos momentos mais complicados de sua trajetória quase cinquentenária. A instituição que acolhe atualmente 25 senhoras, entre 63 e 94 anos, enfrenta dificuldades até mesmo para fazer frente a despesas básicas como alimentação e artigos de higiene para as internas.
Há quase dois anos alijada de recursos de convênios com os governos estadual e federal, a entidade sobrevive atualmente graças a repasses mensais da Prefeitura e doações da comunidade. O asilo é sua ação social de maior visibilidade, mas a Seove também mantém programas de doação de cestas básicas e roupas para famílias carentes da região e ainda um projeto de convivência para idosos, internos e da comunidade.
Para captar recursos, promove bazares regulares em sua sede para comercialização de roupas, móveis e objetos oriundos de doação. De segunda a sexta, um simplificado; aos sábados, um especial, com acervo ampliado e preços especiais; e, mensalmente, um de grande porte realizado em seu salão de festas. A entidade também está aberta diariamente ao recebimento de donativos e à visitação de interessados em conhecê-la ou mesmo interagir com as idosas.
A assistente social Mariana Coelho avisa aos interessados em contribuir com a entidade, especialmente na manutenção do lar de idosas, que as maiores carências neste momento são fraldas geriátricas, lenços umedecidos, leite zero lactose (em pó ou líquido), óleo, azeite de oliva, adoçante, açúcar, café e farinha de trigo, entre outros mantimentos. Só em fraldas, ressalta ela, são gastas mensalmente cerca de 800 unidades.
Acerca do critério para acolhimento no lar de idosas, explica a assistente, o processo se dá a partir da Assistência Social da Prefeitura, que é a responsável pelo cadastramento, seleção e encaminhamento ao local. Entidade de doutrina espírita, a Seove também promove palestras semanais em sua sede, abertas ao público. Desde 2012 é presidida pelo executivo comercial aposentado Esaú Martins Bittencourt, 61 anos, natural de Tubarão, mas radicado no Campeche há mais de 35 anos. Maiores informações: 3237.4123. (Foto: Arquivo/JC)