12 de setembro de 2017

AMOCAM reafirma rejeição a ‘emissário’ de esgoto na praia

                                                                                   Moradores
Eleita por aclamação, já que não houve chapa concorrente, assumiu no começo de agosto a nova diretoria da Associação dos Moradores do Campeche (Amocam) – (foto) para o biênio 207/2019. É encabeçada pelo administrador de empresas e nativo da gema Alencar Vigano, oriundo de família tradicional do Campeche, mas cristão-novo na liderança comunitária. “Cheguei a integrar a gestão da Maria Lúcia Chagas, no começo dos anos 2000, mas tive que me afastar por causa da faculdade”, comentou.

                                                         Saneamento
 O novo presidente da Amocam, Alencar Vigano, aponta a questão do saneamento como principal prioridade à frente da associação de moradores. “Nossa meta é combater o esgoto clandestino, tanto aquele que vai para a rede pluvial como aquele que contamina a rede da Casan”, afirmou. O dirigente rechaça, no entanto, o projeto de emissário de esgotos no Campeche. “Acreditamos que existem tecnologias muito mais confiáveis para resolver o problema, inclusive com reuso da água”, assinalou.

                                                               Mirante
Pela primeira vez em décadas, turistas que visitam o Sul da Ilha devem ficar alijados, na próxima temporada, da espetacular vista de parte da costa da região que se descortina do tradicional mirante do retiro dos padres, nos altos do Morro das Pedras. Isso porque devido a uma sucessão de roubos que vinha ocorrendo no local, a direção da congregação religiosa decidiu fechar o acesso ao pátio externo do retiro. “Só reabriremos quando obtivermos apoio do poder público para a segurança dos visitantes”, avisa a administradora da casa, Ednéia Romão.

                                                              Rodovia
 O estado precário em que se encontram diversos trechos da rodovia SC-406, que liga o Trevo do Rio Tavares à Lagoa da Conceição, não terá solução fácil. Isso porque existe uma queda-de-braço silenciosa entre Prefeitura e Deinfra, órgão do governo estadual, acerca das responsabilidades de cada sobre o trecho. Enquanto isso, moradores seguem enfrentando a rotina de insegurança provocada pela quase ausência de calçadas e acostamentos, buracos na pista e pontos de ônibus sem abrigos para os usuários.

                                                 Medicamentos
 Compromisso assumido pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, desde o início da atual gestão municipal, a normalização do fornecimento de medicamentos nos postos de saúde da capital começa a se concretizar.  “É preciso reconhecer o trabalho do secretário na solução do problema”, destacou a ex-coordenadora e atual conselheira do Conselho Local de Saúde, Flávia Paiva Mesquita. Segundo a Secretaria da Saúde, os poucos problemas que ainda resistem são muito pontuais, decorrentes das próprias contingências de mercado.