12 de setembro de 2017

CONVÍVIO com animais contribui para melhorar qualidade de vida

Os estudos mais recentes têm demonstrado que existem vários benefícios dos animais de companhia no desenvolvimento psicológico, social e na qualidade de vida das pessoas. Verificaram-se níveis de solidão, depressão e ansiedade mais baixos em pessoas que possuem animais de companhia. A interação com animais de companhia contribui para a redução dos níveis de stress, proporcionando suporte emocional a muitas pessoas.
Acrescente-se, ainda, o papel de facilitadores sociais e de integração de crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência. Estes são apenas alguns resultados encontrados nas centenas de estudos que já foram realizados sobre o tema. Contudo, estes benefícios surgem apenas em pessoas que gostam e estabelecem ligação emocional próxima com os animais.
CRIANÇAS – Há cada vez mais certeza de que a existência de um animal de companhia na vida das crianças lhes proporciona um desenvolvimento mais harmonioso, quer psicológica, quer socialmente. As crianças que possuem cães ou gatos em casa e que interagem com estes apresentam um menor distanciamento e um comportamento mais pró-social. Além da integração social, a interação com animais de companhia também contribui positivamente para a auto-estima e o sentido de responsabilidade.
Os animais de companhia são verdadeiros promotores da qualidade de vida das crianças, uma vez que facilitam a exploração do mundo e ajudam na construção de sua independência. Muitas crianças encaram os seus animais de companhia como parceiros de brincadeiras, aventuras e como seus fiéis protetores. Esta visão vai mudando com o tempo, passando os animais a serem os mais íntimos confidentes e fonte de suporte emocional. Independente da idade, a maioria das crianças encara os animais como amigos especiais e membros da família.
IDOSOS – A solidão e o isolamento social são outros problemas que crescem em nossa sociedade, com cada vez mais idosos atravessando sozinhos essa fase difícil da vida, com pouco ou quase nenhum suporte social. Muitos deles possuem um cão ou gato como companhia e os têm como companheiros, responsáveis muitas vezes pelos poucos momentos de alegria e divertimento. Alguns estudos indicam que a qualidade de vida do idoso que possui algum animal de estimação aumenta, assim como sua própria longevidade. (Fonte: www.arcadenoe.pt)