20 de novembro de 2017

PRAIAS rústicas e muita natureza seduzem cada vez mais visitantes

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Praias rústicas e preservadas, e bairros-balneários com urbanização limitada e baixa densidade demográfica são alguns diferenciais que vem transformando o Sul da Ilha na bola da vez no turismo da capital, na opinião de empresários e lideranças locais. “Muitos turistas que veraneavam em balneários badalados estão migrando para o Sul da Ilha por causa dessas características; o turismo está cada vez mais voltado à natureza”, assinala o hoteleiro Talmir Duarte da Silva, dono de tradicional hotel que funciona há 27 anos no Campeche e ex-presidente da associação de pousadas da capital.
O Sul da Ilha oferece um conjunto de atrações, destaca Silva, que poucos destinos do estado e do próprio país possuem, contemplando todos os públicos, famílias, jovens, surfistas, aventureiros e descolados em geral, de todas as idades. “Temos mais parques, mais trilhas, praias mais extensas e com faixa de areia larga, além da arquitetura colonial, cultura e gastronomia típica, que são atributos que encantam os turistas”, comenta. “O turista que gosta de sossego e natureza está todo vindo para cá, o movimento no Sul da Ilha tem crescido muito”, reforça o comerciante Arante Monteiro, dono de restaurante no Pântano do Sul.
Na região, destaca Monteiro, a grande atração do momento é a visita à ‘pedra da coroa’, ponto mais alto da paradisíaca Lagoinha do Leste, só acessível por trilha. “O que tem vindo de gente atrás dessa pedra da coroa é uma enormidade”, comenta. “Seria muito bom que o Campeche e o Sul da Ilha conseguissem preservar esse perfil urbano mais restritivo e favorável à preservação, qualidade de vida e turismo diferenciado”, ressalta Silva. “Acho que o plano diretor preserva isso”, emendou.
Para o público que aprecia a badalação, a região também não fica para trás, oferecendo boas atrações, principalmente no Campeche, Armação e Rio Tavares, além de ficar a poucos quilômetros da Lagoa da Conceição, maior reduto da vida noturna da capital.
Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Açores e Solidão, quase todas de mar agitado, são as principais praias do Sul da Ilha, mas a região também contempla tesouros como as praias da Lagoinha do Leste, Saquinho e Naufragados, só acessíveis por trilha, Caieira da Barra do Sul (única praia de baía da região), com acesso pelo Ribeirão da Ilha, e a Lagoa do Peri, única lagoa de água doce da capital, entre outras atrações. Sem falar na Ilha do Campeche, situada há pouco mais de um quilômetro da praia do Campeche, única ilha oceânica do sul do país dotada de praia, com 400 metros de extensão e águas cristalinas. (Foto: Willi Heisterkamp/Divulgação/Arquivo/JC)