20 de junho de 2018

MATO e abandono da Via Expressa Sul revoltam moradores da região

                                     Expressa Sul
 A situação de abandono da Via Expressa Sul, um dos mais importantes complexos viários da capital, com extensão de seis quilômetros e dotado de ampla área de lazer e convivência, vem revoltando moradores e visitantes do Sul da Ilha. Além da insegurança para motoristas e pedestres, em função do mato em volta das pistas, a prática de caminhadas e esportes também é quase inviável por conta do matagal. O Deinfra alega que está promovendo a limpeza do entorno das pistas, mas que o restante da área seria de competência do município.

                                             Tainha
 A primeira safra da tainha das últimas décadas no Campeche sem a presença do já lendário ex-pescador, militar e ativista cultural Getúlio Manoel Inácio, falecido em janeiro deste ano, não tem sido melhores. Até meados de junho, os lances capturados na praia, bem como em todo o Sul da Ilha, tinham sido bem modestos. Dono de rede no Pântano do Sul, o comerciante Arante Monteiro, garante que mesmo assim a safra deste ano na região está melhor que a anterior, que teria sido muito fraca. “Mas ainda não jogamos a toalha, temos a expectativa que venha muito peixe até o final da safra”, assinalou. A safra termina no dia 15 de julho.

                                          Ressacas
 Pouco mais de seis meses depois das violentas ressacas que castigaram o Sul da Ilha no ano passado, provocando estragos em algumas praias da região – Matadeiro e Caldeirão, principalmente – e obrigando até à execução de obras de enrocamento na Praia do Caldeirão, para proteger a rodovia SC-406, nova ressaca voltou a assustar moradores locais. O fenômeno dessa vez atingiu mais drasticamente a Armação, e novamente o Matadeiro, causando prejuízos em diversas residências locais.

DIRETAS
AMBIENTAL – A Associação dos Moradores do Campeche (Amocam) realiza no final de junho mutirão de limpeza, no Parque Cultural do Campeche (Pacuca), alusivo ao mês do meio-ambiente no bairro. Além das atividades de campo, o evento terá também diversas atrações culturais. Na foto, o presidente da Amocam, Alencar Vigano, em meio a voluntários que participam de ações ambientais na região.
COMERCIAL – A Associação Comercial e Industrial da capital (ACIF) comemorou recentemente aniversário de 10 anos da seccional Sul da Ilha, com uma série de palestras e atividades em sua sede, no novo shopping local, voltadas aos associados.
TRÂNSITO – Novo shopping, aliás, que tem sido alvo de críticas de alguns moradores de seu entorno, no Rio Tavares, por conta da utilização do acostamento da rodovia SC-406 para estacionamento, complicando ainda mais a mobilidade na região.
DRAGAGEM – Apesar de seu empenho na elaboração de um extenso dossiê mostrando o drama dos moradores e pleiteando a dragagem do Rio Tavares para evitar novas enchentes, o nativo Altair Manoel informa que até agora não conseguiu sensibilizar o poder público para a necessidade da obra.
TARIFAS – Depois da polêmica greve dos caminhoneiros, que  resultou na redução no preço do óleo diesel, um grupo de vereadores, entre eles o campecheano Vanderlei Farias, vem pleiteando a redução também no preços da passagens de ônibus da capital, provavelmente uma das mais caras do país.