10 de setembro de 2018

CONTAGEM regressiva para nova iluminação na Pequeno Príncipe

                                        Iluminação
Deflagrado há cerca de um ano, o projeto Floripa Iluminada finalmente se aproxima da avenida principal do Campeche, a Pequeno Príncipe, que está na iminência de receber uma nova rede de luminárias públicas de última geração, em led. Segundo o coordenador do projeto, o ex-vereador e atual diretor da Cosip (Contribuição para Serviços de Iluminação Pública), Waldyvio Paixão, os serviços devem ser executados no contrafluxo, à noite, e durar cerca de 15 dias. Ao término, garante ele, a luminosidade da avenida mudará da água pro vinho. As rodovias SC-405 e 405, avisa ele, também serão contempladas em breve com pontos de iluminação em led.

                                                    Naufragados
Sob um misto de comoção e revolta da comunidade local, a Floram promoveu no início de agosto a demolição de dois bares na Praia de Naufragados, no extremo-sul da Ilha. Com amparo de sentença judicial, foram demolidos os conhecidos bares do Andrino e do Cacau. O segundo inclusive teve também a moradia demolida e anunciou que vai recorrer, pleiteando indenização por suposto erro no cumprimento da sentença, que deveria se restringir à edificação que abrigava o bar. Em meados de agosto, a Floram promoveu a retirada dos entulhos resultantes das demolições com o uso de barcos.

Morro do Lampião
Em meio à efervescente briga pela viabilização de novos parques no Campeche e região, a Floram acaba de publicar edital de audiência pública, convocando para “consulta pública” para criação do Parque Refúgio da Vida Silvestre do Morro do Lampião, no Campeche. O chamamento, assinado pelo superintendente da fundação, Álvaro Augusto Casagrande, no entanto, não entusiasmou lideranças locais. A Amocam alega que a linha de preservação pretendida pela gestão municipal para o local é divergente do pleito comunitário.

Pacuca
Em meio à queda-de-braço com a Base Aérea de Florianópolis acerca de área do antigo campo de pouso do Campeche, o pleito campecheano ganhou um apoio de peso. Conhecido por seu histórico envolvimento na criação de áreas de lazer na cidade – foi um dos mentores do Parque Ecológico do Córrego Grande e do recentíssimo Parque do Morro das Pedras – o vice-prefeito João Batista Nunes revela apoio à criação de um parque no local. “Trata-se de uma área de uso comunitário histórico, isso é inquestionável; o Pacuca  é irreversível”, assinalou.