6 de novembro de 2018

IDEALIZADO há cinco anos, quartel de Bombeiros é inaugurado no Sul

                                                           Bombeiros
Quase cinco anos depois de concebido, finalmente foi inaugurado em meados de setembro o primeiro quartel do Corpo de Bombeiros Militar no Sul da Ilha. Situado quase em frente ao Trevo do Campeche, e bancado com recursos de um fundo municipal, o prédio tem dois pavimentos e pouco mais de 240 metros quadrados de área construída. Com atendimento 24 horas, abrigará um caminhão de combate a incêndio e uma unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), informou a Prefeitura.
Pacuca
  Defensores da criação do Parque Cultural do Campeche (Pacuca) na área integral do antigo campo de pouso do Campeche, e não apenas na área de 118 mil metros quadrados tombada ainda na gestão do ex-prefeito César Souza Júnior, ganharam novo alento. Em decreto baixado no final do agosto pela Prefeitura, o tombamento se estende agora a área total do campo, de 352 mil metros quadrados. “Isso não garante que se viabilize o parque, mas ao menos se restringe um pouco mais a especulação sobre a área”, assinalou o presidente da associação de moradores do bairro, Alencar Vigano.

                                                        Devedores
 Espremida pela falta de recursos – mantra repetido em todos os quadrantes da gestão municipal – a Prefeitura decidiu partir para cima dos pequenos devedores do IPTU, até mesmo aqueles com dívidas mais modestas, de períodos inferiores a um ano. Sob ameaça de penhora de bens, muitos pequenos contribuintes estão de cabelo em pé por conta do recebimento de notificação judicial para quitação imediata do débito. O Pró-Cidadão informa aos portadores dos temidos bilhetes que podem procurar o órgão para negociação do pagamento.

DIRETAS
BLITZ SANITÀRIA – O secretário municipal de Saneamento e Habitação, Lucas Arruda, informa que novas blitz para apurar esgoto regular devem acontecer no Sul da Ilha antes da temporada, a partir de denúncias ou por ação espontânea dos órgãos ambientais. “A Prefeitura não vai aliviar para os infratores”, avisou. Para o crime de despejo de esgoto na rede de drenagem, a multa pode chegar a R$10,5mil.
TAPA-BURACOS – Equipes da Secretaria de Obras municipal promoveram, no final de outubro, uma sessão tapa-buracos com asfalto frio nas rodovias SC-405 e SC-406, no Sul da Ilha. O secretário de Comunicação, Bruno Oliveira, informa que nova sessão com uso de asfalto quente, mais resistente, deve acontecer em novembro.
OPERAÇÃO VERÃO – A Prefeitura anunciou, no começo de outubro, a deflagração da Operação Verão, visando a próxima temporada, que inicia em 15/12. Entre as novidades deste ano estão a gratuidade do uso de chuveiros nas praias e a ampliação do número de banheiros móveis.
SANTA DE VOLTA – Para alívio da comunidade cristã do Ribeirão da Ilha e do Sul da Ilha foi recuperada rapidamente a imagem de Nossa Senhora da Lapa, furtada no final de agosto da igreja bicentenária do Ribeirão da Ilha. Em circunstâncias ainda meio nebulosas, a imagem foi encontrada intacta, abandonada num matagal na Tapera, em meados de setembro.
VIAGEM FINAL – Vítima de câncer, morreu em julho, aos 66 anos, o agrônomo, ex-professor da UFSC e hoteleiro Talmir Duarte da Silva. Natural de São João Batista, era um dos maiores entusiastas e defensores do turismo do Campeche e Sul da Ilha, dono da pousada e hotel Natur Campeche, que agora foi fracionado em quatro unidades de hospedagem, sob gestão de irmãos e familiares.