30 de janeiro de 2019

PRÉ-VESTIBULAR Comunitário abre inscrições para extensivo de 2019

Pré-Vestibular
Pioneiro e um dos mais longevos projetos de inclusão social em atividade no Sul da Ilha, o curso Pré-Vestibular Comunitário está com inscrições abertas para o curso extensivo deste ano, que inicia na segunda quinzena de fevereiro. Direcionado a estudantes de baixa renda e inteiramente gratuito, ministrado por professores-voluntários, o curso entra no seu 14º ano em 2019. “Mais de 1.600 alunos que passaram pelo curso já foram aprovados na UFSC, Udesc, outras universidades e concursos públicos”, assinala a coordenadora Janete Teixeira. As aulas são noturnas, de segunda a sexta, na Escola Jovem do Rio Tavares. Informações: 99171.2882. (Foto: Janete Teixeira/Divulgação/Arquivo/JC)

Ensino básico
Jovens e adultos que estão em busca de conclusão no ensino fundamental ou mesmo de alfabetização ganham novas oportunidades neste ano. A Secretaria de Educação municipal anunciou a ampliação o número de localidades contempladas com unidades da EJA (Educação de Jovens e Adultos), direcionado a alunos a partir de 15 anos, que saltou de 18 no passado para 24 em 2019. No Sul da Ilha, existem unidades da EJA no Rio Tavares, Morro das Pedras, Ribeirão da Ilha, Armação, Carianos e Costeira do Pirajubaé. As aulas são no período noturno. Informações: 3212.0925.

Macrodrenagem
O presidente da Associação dos Moradores do Campeche (Amocam), Alencar Vigano, avisa aos moradores locais que a entidade jamais se posicionou contrariamente a quaisquer projetos de melhoria da qualidade de vida do Campeche e região. Acerca de projeto de macrodrenagem em curso no sul do Campeche, desenvolvido como compensação pela implantação de novo projeto imobiliário, o dirigente esclarece que a única restrição pública da entidade abrange a pouca discussão de seus impactos ambientais. “Qualquer tubulação de drenagem pluvial que desemboque no mar em local sem saneamento básico implica em risco”, observou o campecheano de quatro costados, que dirige a associação desde 2017.

Armação
 Um das mais conhecidas praias do Sul da Ilha e da própria capital, a Praia da Armação segue à espera, há quase nove anos, da implantação do sonhado projeto de engorda de sua faixa de areia, encolhida deste a fatídica ressaca de 2010 que mudou radicalmente o seu perfil e desencadeou o polêmico projeto de deposição de rochas para sua proteção. Desde então, foram dezenas de reuniões, estudos e poucos resultados práticos para devolver à praia, vizinha à badalada Matadeiro, o status de uma das mais belas do litoral catarinense. “Acredito que neste ano poderemos ter novidade nesse assunto”, assinala o ex-presidente do Conselho Comunitário da Armação e atual presidente do Conselho de Desenvolvimento do Sul da Ilha (Codesi), Sérgio Aspar.

 PARA REFLETIR
“No caminho errado, melhor um cavalo lento”
Autor anônimo