2 de abril de 2019

Nova ameaça à restrição predial volta a pairar sobre o Campeche

Verticalização
 Em meio a uma onda de novas construções e empreendimentos sem precedentes, novamente começa a se esboçar um movimento de pressão pela liberalização da verticalização predial no Campeche, contrariando reiteradas diretrizes fixadas pelo movimento comunitário e moradores ao longo de anos de discussões e ao próprio plano diretor em vigor. A Câmara de Vereadores aprovou recentemente, por outro lado, o fim das restrições a mudanças de zoneamento, que antes eram limitadas ao início do ano legislativo, e agora podem ocorrer a qualquer tempo ao longo do ano.

 Conferência
 Sob expectativa de convencer a Prefeitura a ampliar os recursos destinados à saúde pública, que hoje estariam na ordem de 16% do orçamento municipal, acontece em abril a Conferência Municipal de Saúde, que reúne poder público, funcionários, fornecedores e sociedade civil. Reafirmação da saúde como direito do cidadão e dever do estado, participação social na gestão do sistema e reforço do SUS (Sistema Único de Saúde) devem ser o eixos principais de discussão no evento deste ano.

 Macrodrenagem
 Em clima pra lá de acalorado, foi realizada na segunda quinzena de março a audiência pública para discussão de polêmico projeto de macrodrenagem em execução em área da porção sul do Campeche. Bancado por um novo empreendimento imobiliário em andamento no bairro, como parte de contrapartidas ambientais, o projeto antagoniza dirigentes comunitários de entidades que atuam na região.
 
 Balneabilidade
 Enquanto as obras do sistema de saneamento do Campeche se arrastam há mais de 10 anos sem perspectiva efetiva de início de operação, em menos de um ano a companhia catarinense botou em atividade o polêmico projeto de balneabilidade de trecho da avenida Beiramar Norte, no centro da cidade. A expectativa agora é sobre quem será a primeira autoridade a se deixar fotografar tomando banho na praia local, antes do sinal verde para a construção de polêmico hotel na região.

 Vereador
Ex-governista de primeira hora até o início da atual gestão municipal, mas depois se bandeando para a oposição, o ex-intendente do Campeche e atual vereador em segundo mandato Vanderlei Farias, o Lela, foi alvo de uma recente situação inusitada na política local, com a descoberta de um rastreador colocado em seu carro particular. O vereador acredita que a ação teve intuito de intimidá-lo no exercício da atividade parlamentar, francamente oposicionista.

 Surfoco
 Contemplado com um dia de sol, ótima ondulação e prestigiado por um grande número de surfistas, das novíssimas e velhas gerações, foi novamente um sucesso a realização do tradicional Surfoco, evento de surfe promovido pelo Sufoco’s Bar, no sábado de Carnaval, que neste ano chegou a sua 30ª edição.

Chão batido
 O novo pacote de obras anunciado pela Prefeitura da capital, bastante restritivo no que tange ao Sul da Ilha, frustrou moradores de diversas ruas em situação precária na região. Entre eles, os moradores da Rua dos Laranjais, no Morro das Pedras, com cerca de 900 metros de extensão e inteiramente de chão batido, que pleiteia pavimentação há vários anos.

 Veterinária
 Em meio ao drama causado pela tragédia ambiental de Brumadinho (MG), que ceifou mais de 200 vidas humanas e centenas de animais, uma veterinária do Campeche foi notícia pelo seu engajamento humanitário. Conhecida pelo incansável trabalho de fomento à castração social na região, a veterinária Kátia Chubaci esteve no local levando medicação e ajudando no suporte aos animais que sobreviveram ao desastre.

FOTO-LEGENDA
PREFEITO Gean Loureiro promoveu um café da manhã solidário para moradores de rua em comemoração ao aniversário de Florianópolis
(Foto: Cristiano Andujar/Divulgação/JC)