24 de janeiro de 2005

Guga Küerten constrói mansão no Morro das Pedras

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O Sul da Ilha deve ganhar no segundo semestre deste ano um morador ilustre. Trata-se de ninguém menos do que o tricampeão de Roland Garros e maior tenista brasileiro de todos os tempos, o catarinense Gustavo Küerten, o Guga, que está construindo sua residência no Morro das Pedras. Segundo informações do escritório de arquitetura Mantovani e Rita, responsável pela elaboração do projeto residencial para o tenista, a previsão é que a edificação fique pronta em julho deste ano.
O complexo residencial, segundo o arquiteto Roberto Rita, ocupa área de aproximadamente 16 mil metros quadrados, frontal à praia, e abrange três edificações: casas do caseiro e de hóspedes e a casa principal. A casa do caseiro, conforme ele, já está pronta, e a casa de hóspedes se encontra em ritmo avançado, enquanto a casa principal, que terá 750 metros quadrados de área construída, está prevista para ser entregue no início do segundo semestre deste ano. A execução da obra está a cargo da construtora Hantei, da família do tenista catarinense.
Conforme Roberto Rita, casa foi projetada para o tenista morar com sua futura esposa e filhos, o que confirmaria especulações da imprensa de que Küerten planeja mesmo casar neste ano. O complexo vai abrigar também uma série de equipamentos de lazer, entre eles mini-campo de golpe, quadra de tênis, sala de cinema e uma ampla piscina. “A elaboração do projeto final da construção demorou em torno de cinco meses”, comentou o arquiteto.
A edificação que vai abrigar o tenista, de acordo com o profissional, será no estilo açoriano contemporâneo, com o uso de muitos elementos ligados à natureza, já usados largamente pelos antepassados açorianos, como madeira, telhas de barro e vidro. As aberturas serão grandes, parte em madeira e o restante em alumínio branco. Além disso, salienta ele, a vegetação foi incorporada ao projeto, atendendo pedido pessoal do tenista, que deseja muita natureza ao redor de seu futuro e privilegiado paraíso particular.