Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Campeche e Morro das Pedras foram contemplados, na segunda quinzena de março, com a inauguração de seus novos postos de saúde. No Campeche, a inauguração aconteceu no dia 22, em solenidade prestigiada pela presença do prefeito Dário Berger e do secretário de Saúde João Cândido, além de servidores municipais e populares. Instalado no centrinho do bairro, num imóvel alugado, possui área de 242 metros quadrados, equipado com três consultórios médicos, salas de dentista, vacina, curativo e pequeno auditório. A adaptação do prédio para abrigar o posto custou R$ 21 mil para os cofres públicos, informou a Prefeitura.
O prefeito Dário Berger salientou que, apesar do investimento, a unidade inaugurada será apenas um paliativo, até a edificação do futuro posto de saúde local, que deve ser construído no antigo campo da aviação. Ele explica que optou pela obra após detectar as condições precárias da antiga unidade. “Me senti humilhado na visita que fiz ao posto local (durante o evento Prefeitura nas Comunidades), por se tratar de um posto ultrapassado, completamente inadequado para atender a uma comunidade exigente como a do Campeche”, afirmou.
O secretário João Cândido disse que a opção pela instalação do posto em imóvel alugado, ao invés de prédio próprio, decorre da dificuldade de adquirir terreno na região. ”Em outras áreas da cidade, como a Vargem Grande, por exemplo, compramos terreno e construímos o posto; aqui, no entanto, devido à ganância imobiliária, não conseguimos viabilizar a compra”. Cândido informou que o antigo posto do bairro, situado ao lado da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, passa a funcionar agora como nova base de uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).
No final de março, foi a vez da inauguração das novas instalações do posto de saúde do Morro das Pedras, que teve sua área física reformada e ampliada em 100 metros quadrados, de acordo com a Prefeitura. O investimento total para ampliação do estabelecimento de saúde teria custado em torno de R$ 133 mil. Conforme a Secretaria de Saúde, a unidade passa a contar agora com dois médicos, o que seria suficiente para atender à população local, estimada em aproximadamente 7,5 mil habitantes. A unidade possui também consultório odontológico, sala de vacina e duas salas de enfermagem. (Foto:Mauro Vaz/Divulgação/JC)