27 de julho de 2007

Posto de saúde do Alto Ribeirão muda de endereço após julho

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O posto de saúde do Alto Ribeirão, que sofre problemas estruturais e já esteve até ameaçado de fechamento, deverá ganhar uma sede nova, ampliada e melhor localizada ainda em 2007. O coordenador do posto, Cláudio dos Santos Pacheco, informa que a Prefeitura já tem contrato assinado para alugar e reformar um imóvel na Rua Severiano Martins, com 162 metros quadrados, quase três vezes mais que a sede atual, que permitirá colocar mais um consultório médico, além de salas de vacinação e coleta preventiva, que o atual não possui. “Além disso, o novo imóvel ficará numa área mais central do bairro, o que facilita o atendimento à população”, comenta.
O coordenador do posto acredita que a reforma e adaptação do novo imóvel que vai abrigar a unidade deve levar torno de três meses. Nesse meio tempo, com a desativação do atual posto, que deve acontecer no final de julho, o atendimento dos usuários locais deverá ser feito provisoriamente no posto da Freguesia do Ribeirão da Ilha. Chegou a ser cogitada a possibilidade do posto do Alto Ribeirão ser fechado e ter o atendimento transferido para os postos do Morro das Pedras e da Freguesia do Alto Ribeirão, proposta que foi rejeitada pela comunidade.
A técnica de Enfermagem e presidente do Conselho Comunitário do Alto Ribeirão, Cláudia Cristina Francisco, garante que é muito importante para a população do bairro manter o atual posto. A mudança para o Morro das Pedras, conforme ela, iria criar dificuldades para a comunidade, pois seria necessário pegar até dois ônibus para chegar ao local. O posto atualmente funciona durante os cinco dias úteis da semana, tem um médico clínico geral e um dentista, divididos em turnos matutino e vespertino. Realiza uma média de 600 atendimentos por semana. (Foto: Luís Prates/Divulgação/JC)